Eu sou a universal! Anotações introdutórias acerca de um mote midiático

Autores

  • Marcelo Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2017.2.26998

Palavras-chave:

Pentecostalismo. Igreja Universal. Mote midiático.

Resumo

A Rede Record de Televisão – mídia televisiva da Igreja Universal do Reino de Deus – vem propagando amplamente um mote midiático de cunho religioso, qual seja, Eu sou a Universal. A veiculação desta mensagem parece ser, a um tempo, proselitista e apologética. No entanto, pensamos haver algo mais que se pode depreender acerca deste mote. Nesse fito, o presente ensaio se ocupa de problematizar questões de fundo que subjazem este mote midiático. A partir de três questionamentos, intentamos contribuir para uma reflexão acerca desse fenômeno, cuja chave hermenêutica situa-se no âmbito do paradigma compreensivo, através das lentes da Ciência da Religião. Nesse sentido, não esposamos um único referencial teórico, mas trabalharemos com autores que já lidaram com essa temática, tais como: Paul Freston, Leonildo Silveira Campos, Ricardo Mariano, Magali do Nascimento Cunha, por exemplo. Ademais, além do mote midiático Eu sou a Universal, trabalharemos na análise de representações imagéticas já propagadas que visaram corroborar esse mote.

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Biografia do Autor

Marcelo Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando e mestre em Ciência da Religião (Religião, Sociedade e Cultura) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia. Integrante do Grupo de Pesquisa - NEPROTES (Núcleo de Estudos em Protestantismo e Teologias - UFJF/CNPq). Bolsista PPCIR-UFJF. E-mail para contato: [email protected].

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Publicado

2018-03-21