A “in-visualidade” poética contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2022.1.42335

Palavras-chave:

Poesia, Imagem, Literatura e arte contemporânea

Resumo

Este trabalho analisa a obra de três escritores contemporâneos a partir dos elementos visuais pela inserção de imagens no texto poético, mas em diálogo com a “in-visualidade” poética, ou seja, a experiência simbólica para além do visível ou do exprimível. As obras analisadas são o “Página poema do rosto – das grades”, de Max Martins, trechos de Breve é a febre da terra, de Vicente Cecim, e um fotopoema da série de Literatura expandida Jirau, de Marcílio Caldas Costa. Para a análise das referidas obras serão utilizados os estudos sobre arte de Blanchot, Barthes, Heidegger, Nunes, Bachelard e Pato.

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Biografia do Autor

Josiclei de Souza Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Abaetetuba, PA, Brasil.

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, PA, Brasil; mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, PA, Brasil; Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Abaetetuba, PA, Brasl.

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Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Libera (Seção livre)