O professor como escritor e pesquisador

O dilema da poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2021.1.42168

Palavras-chave:

Escrita criativa, Ensino, Criação, Reflexão, Poesia

Resumo

Tradução do artigo “Teacher as Writer and Researcher: The Poetry Dilemma”, de Patrick Bizzaro,2 publicado originalmente em 1983, na revista Language Arts (v. 60, n. 7). No artigo, o autor reflete sobre suas práticas de ensino de escrita de poesia em relação à sua própria escrita poética, ou seja, sobre as implicações da personalidade multifacetada do professor de Escrita Criativa – teórico, escritor e pesquisador – em suas formas de ensinar. Num primeiro momento, embasa suas reflexões nas três abordagens utilizadas no ensino de escrita de poesia levantadas por Lucky Jacobs no artigo “Three Approaches to the Teaching of Poetry Writing” (1977): abordagem por modelos, abordagem por atividades e abordagem por modelos e atividades. Em seguida, reflete sobre o próprio processo de criação, analisando diferentes estágios da composição de um de seus poemas. Por fim, discute as descobertas proporcionadas pelo processo de autoanálise empreendido, estabelecendo pontes entre pesquisa, ensino e criação. Apesar de ter sido publicado há quase 40 anos, o artigo é uma contribuição relevante para o campo acadêmico da Escrita Criativa no Brasil, em seu atual momento de consolidação e expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Bizzaro

Patrick Bizzaro é autor de 12 livros de poesia, dois estudos sobre a obra de Fred Chappell (LSU Press), um livro do National Council of Teachers of English sobre pedagogia da Escrita Criativa, entre outras publicações. Em 2012, viajou para a África do Sul com bolsa Fulbright para colaborar com o programa de alfabetização em inglês da University of the Free State. É um professor premiado, emérito do departamento de Língua Inglesa da East Carolina University.

Marina Soares Nogara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS. Brasil.

Referências

---

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Translatio (Tradução)