O estranho na escrita literária de Luandino Vieira: Uma análise d’O livro dos rios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2020.1.36258

Palavras-chave:

Águas. Linguagem. Memória. Estranho. Trauma. Guerra

Resumo

O presente artigo refere-se a obra O livro dos Rios, do escritor angolano José Luandino Vieira, publicada no ano de 2006. O romance conta a estória de Kapapa, tornado Kene Vua durante a guerrilha e que volta a ser Kapapa. O narrador personagem conta suas memórias de traumas e guerra de sua infância à vida adulta, através do curso das águas dos rios angolanos, que se tornam personagens secundários da estória. Além disso, as memórias individuas da personagem se entrelaçam às memórias coletivas do seu país. O modo de contar do narrador, através da metáfora das águas e da linguagem recriada, enquadra a narrativa do romance na estética do estranho proposto por Sigmund Freud, em sua obra O Estranho, ao referir-se a uma nova maneira de pensar a estética. As águas participam da narração do romance. O narrador personagem mistura línguas e usa de neologismos para contar sobre a experiência do indizível da guerra e da violência. A pesquisa propõe analisar os elementos no âmbito do estranho presentes na obra O livro dos rios, estudando a narrativa e a forma de conta do narrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junia Paula Saraiva Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, MG.

Doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-MG como bolsista CNPQ.

Referências

CARROL, Lewis. Aventuras de Alice no país das maravilhas e através do espelho. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução de Hélder Godinho. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras,2011.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: FREUD, Sigmund. Uma neurose infantil e outros trabalhos. Tradução sob direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e repetição em psicanálise: uma introdução à teoria das pulsões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

HANNS, Luiz Alberto. Dicionário comentado do alemão de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Dora Mariana R. Ferreira da Silva e Maria Luiza Appy. Petrópolis: Vozes 2007.

LACAN, Jacques. Autres écrits. Paris: Seuil, 2001.

MATTOS, Marcelo Brandão. Um banho de rio nos escritos e sobrescritos de Luandino Vieira. Rio de Janeiro: Editora EDUFF, 2012.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos: estudos de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

VIERA, Luandino. De rios velhos e guerrilheiro. O livro dos rios. Luanda: Editorial Nzila, 2006.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Libera (Seção livre)