Polifonia retrofuturista: a (re)criação de vozes literárias na série Brasiliana Steampunk

Autores

  • Enéias Farias Tavares UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2526-8848.2017.1.27991

Palavras-chave:

processo criativo, escrita criativa, literatura steampunk, ficção científica.

Resumo

Neste ensaio, apresentarei o processo de criação da série Brasiliana Steampunk através de três fenômenos culturais: a apropriação de obras em domínio público, a justaposição de diferentes personagens em um único universo e a utilização da estética steampunk. Num segundo momento, discutirei como procedi na recriação dos heróis clássicos da literatura brasileira. Por fim, mostrarei como esse trabalho de adaptação de vozes literárias preexistentes me levou ao desenvolvimento de três personagens inéditos do romance A lição de anatomia do temível dr. Louison: o investigador Pedro Britto Cândido, a escritora feminista Beatriz de Almeida & Souza e o médico e esteta Antoine Louison.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enéias Farias Tavares, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Enéias Farias Tavares é mestre e doutor em Estudos Literários, é professor de Literatura Clássica do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria. É pesquisador do Laboratório CORPUS e Professor Credenciado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, onde orienta trabalhos sobre os Livros Iluminados de William Blake, literatura fantástica e o insólito literário no século XIX e XX.

Referências

BAHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

FONDANÈCHE, D. L’Uchronie comme moteur de l’histoire (im)possible: L’Appel du 17 juin d’André Costa. Cycnos (Université de Nice), v. 22, n. 2. 2006, p. 1-9.

GIRARDOT, J.; MÉRESTE, F. Le Steampunk: une machine littéraire à recycler le passé. Cycnos (Université de Nice), v. 22, n. 1. 2006, p. 1-11.

GUEIROS JR, N. O direito autoral no show business. Rio de Janeiro: Gryphos, 2005.

JETER, K. W. Morlock Night. Oxford: Angry Robot, 2011.

MATANGRANO, B. A. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea [Digital], n. 48, p. 247-280, 2016.

NEWMAN, K. Anno Dracula. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

PEGORARO, É. Os steampunks e a cultura da mídia: apropriações de uma proposta retrofuturista no cenário brasileiro. Revista Mediaciones Sociales

(Universidad Complutense), v. II, p. 72-94, 2012.

PEGORARO, É. Retrofuturismo e visualidade steampunk no Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (ALAIC), v. 11, p. 88-96, 2014.

PEGORARO, É. Steampunk: as transgressões temporais negociadas de uma cultura retrofuturista.

Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 16, p. 389- 400, 2012.

ROBB, B. J. Steampunk: An illustrated history of fantastical ficcion, fancivul film and other victorian visions. Voyageur Press, 2012.

TAVARES, E. A lição de anatomia do temível Dr. Louison. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.

TAVARES, E.; MATANGRANO, B. A. A humanização do monstro no seriado televisivo Penny Dreadful. Revista Abusões, v. 1, n. 1, p. 181-219, 2016.

VANDERMEER, J.; BOSKOVICH, D. The Steampunk – User’s manual. New York: Abrams Image, 2014.

VANDERMEER, J.; CHAMBERS, S. J. The Steampunk Bible. New York: Abrams Image, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)