A criação poética na perspectiva de Paul Valéry

Autores

  • Olga Nancy Peña Cortés Pontíifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ato criativo, Poiesis, Construção.

Resumo

Para tratar do tema da criação propomos apresentar a visão do poeta, ensaísta e escritor francês Paul Valéry. Formado na tradição clássica francesa do final do século XIX, influenciado pela poesia de Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine e, principalmente, Stéphane Mallarmé, Valéry desenvolveu um percurso intelectual peculiar e instigante. Tal percurso possui como marco a denominada Nuit de Gênes a partir da qual passa a se dedicar ao culto do espírito, registrando diariamente o movimento interior de seu próprio pensamento. Instigado por desvendar os meandros do processo criativo, Valéry parte do pressuposto de que não se cria a partir do nada. Ao contrário, a obra poética é a expressão final de um árduo trabalho empreendido pelo poeta. O interesse valeriano recai especialmente no ato de fazer o poema, salientando o processo em si mais do que a obra final.

********************************************************************

The creation poetic in the perspective of Paul Valéry

Abstract: The vision of the poet, essayist and French writer Paul Valéry is proposed to address the issue of creation. Formed in the classic French tradition of the late nineteenth century, influenced by the poetry of Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine, and especially Stéphane Mallarmé, Valéry developed a unique and exciting intellectual journey. This route has a landmark called Nuit de Gênes from which the writer begins to devote to worship the spirit, recording daily the inner movement of his own thought. Instigated by unravelling the intricacies of the creative process, Valéry assumes that it does not create from nothing. On the contrary, the poetic work is the ultimate expression of a hard work undertaken by the poet. The valerian interest lies especially in the act of making the poem, emphasizing the process itself more than the final work.

Keywords: Creative act; Poiesis; Construction.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: a serpente e o pensar. 2. ed. São Paulo: Ficções, 2011. 118p. DURAND, André. Paul Valéry (France) (1871-1945). Comptoir littéraire. Disponível em: http://www.comptoirlitteraire.com/v.html. Acesso em: 31 maio 2016.

MORA, José Ferrater. Diccionario de Filosofía. Tomo III (K-P). Barcelona: Editorial Ariel, 2009. p. 2824-2825.

POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition. Graham’s Magazine, v. 28, n. 4, p. 163-167, Apr. 1846. Disponível em: http://www.eapoe.org/works/essays/philcomp.htm. Acesso em: 30 jul. 2016.

VALÉRY, Paul. Lettre sur Mallarmé. Encyclopédie de L’Agora, Canadá. Disponível em: http://agora.qc.ca/documents/stephane_mallarme--lettre_sur_mallarme_par_paul_valery. Acesso em: 15 jun. 2016.

______. Fac-simile du Cahier, n. 83, p. 6/43, 1917-1918. Bibliothèque national de France – Gallica, Paris. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b60001839. Acesso em: 18 jun. 2016.

______. Tel Quel: Rhumbs, Autres Rhumbs, Analecte et Suite. Paris: Gallimard, 1943. 496p.

______. Variedades. Organização de João Alexandre Barbosa. Tradução de Maiza Martins de Siqueira e João Alexandre Barbosa. Posfácio de Aguinaldo Gonçalves. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2007. 220p.

______. Teoría poética y estética. Traducción de Carmen Santos. Madrid: Visor, 1990. p. 137. 207p.

______. Littérature, 1929. In: ______. O cemitério marinho. Tradução e prefácio Jorge Wanderley. Posfácio João Alexandre Barbosa. Ilustrações de Carlos Clémen. São Paulo: Max Limonad, 1984. 69p.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Temathis (Dossiê temático)