Chamada de trabalhos - v. 9 (2023)

2023-04-19

A Revista Scriptorium convida todas/os as/os interessadas/os a submeterem artigos e ensaios para o dossiê temático "Processos Criativos em Ficção Científica", a ser publicado no Volume 9 (2023, único, em fluxo contínuo).

A Ficção Científica (FC) teve seu início aproximado em 1818, com a publicação de "Frankenstein" por Mary Shelley - embora elementos do que hoje chamamos de FC estejam presentes em obras anteriores. Um gênero difícil de definir, a FC examina o presente, o passado e o futuro contrastando o que é com o que poderia ser (utopias, distopias); pensa nas possibilidades da tecnologia (a astronave, o robô, o computador) e nos conflitos provenientes do encontro com o Outro (o desconhecido, o alienígena). Ao perguntar "e se?", explora a natureza da humanidade.

A Ficção Científica pode ser popular ou erudita, admirada ou rechaçada. Em 2020, o tradicional Prêmio Jabuti abriu uma nova categoria ("romance de entretenimento") para premiar trabalhos que não se encaixavam na "ficção literária" (ou "literary fiction"). Hoje, o estudo aprofundado da FC não é mais raridade na Academia.

Isaac Asimov era um autodenominado escritor prolífico, trabalhando horas a fio. Kurt Vonnegut dizia que o sono, a fome e o trabalho se arranjavam na rotina sem consultá-lo. O processo de escrita, hábitos e superstições são tão únicos quanto as próprias obras. O objetivo do Volume 8 da Revista Scriptorium é publicar artigos e ensaios que explorem principalmente o processo de criação de textos de ficção científica nacionais e internacionais, puramente literários ou em diálogo com áreas afins.

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres e mestrandos (alunos de graduação podem publicar, desde que em coautoria).

O envio dos trabalhos poderá ser feito até 31 de agosto de 2023, com avaliação e publicação em fluxo contínuo até o fim do ano. Instruções sobre número de páginas e formatação dos arquivos estão disponíveis nas Diretrizes para autores e Normas de submissão, dentro da aba Submissões. Comunicamos que é obrigatória a inclusão do número ORCID durante a submissão e o preenchimento da folha de rosto.

Além das contribuições para a seção Temathis (dossiê temático), a revista recebe textos para as seções Libera (tema livre no campo dos Estudos Literários) e Translatio (traduções de textos acadêmicos da área de Escrita Criativa). As informações completas sobre as seções da revista estão disponíveis nas Políticas de seção.