Chamada de Trabalhos – Revista Scriptorium - Volume 7, Número 1

2020-01-23

Muitos são os títulos criados para descrever modos narrativos que pensam outras realidades, próximas ou divergentes da nossa. Nos anos 60, a autora Judith Merril liderou um movimento de popularização do termo “literatura especulativa”, que abrange fantasia, ficção científica e horror, seus subgêneros e combinações; já nos anos 2000, John Clute usa o termo “fantastika” para designar tais modos.

Presentes em narrativas literárias há séculos, a fantasia, a ficção científica e o horror, com todos os seus desdobramentos, se fazem presentes na contemporaneidade, aparecendo tanto nos best-sellers, emplacando séries e filmes baseados em obras populares, quanto na escrita de autores cotados para o Prêmio Nobel de Literatura. Teóricos como Tzetan Todorov e David Roas e autores como J.R.R. Tolkien e H.P. Lovecraft se debruçam sobre as especificidades de tais narrativas, instrumentalizando análises e demonstrando que possuem tanta profundidade quanto a mais aclamada "ficção literária".

No Brasil, Machado de Assis já escrevia contos de ficção científica no final do século XIX, mas o boom da ficção especulativa acontece principalmente a partir dos anos 2000, impulsionado pela internet, através de blogs e das plataformas digitais de publicação. Com um número crescente de autores, editores e leitores de ficção especulativa, cresce também a participação de tais obras no mundo acadêmico: já são comuns os eventos e periódicos que abraçam a temática.

Nesta edição da Revista Scriptorium do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, convidamos autores e autoras a escrever sobre ficção especulativa ou "fantástika", em todas as suas possibilidades e desdobramentos.

Comunicamos que é obrigatória a inclusão do número ORCID durante a submissão.

O envio de trabalhos para o Volume 6, Número 2 da revista Scriptorium pode ser feito até 15 de julho de 2020. A publicação é prevista para o primeiro semestre de 2021. Solicitamos que não sejam feitas inscrições simultâneas a outros periódicos.

Também permanece aberto o envio de textos, em fluxo contínuo, para outras seções da revista não associadas ao dossiê temático, incluindo textos criativos (ficção, poesia ou outras linguagens), artigos, resenhas, ensaios, traduções, entrevistas, manuscritos e outros documentos de processo (com comentário explicativo) dentro do escopo da Escrita Criativa e relativos à criação e recepção literária. A revista acolhe textos das áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Letras (Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa) e suas interfaces com áreas afins (como Filosofia, Comunicação, Psicologia, História, Ciências Sociais, Educação etc.).

  • Prazo de envio: 15 de abril de 2020

  • Publicação: primeiro semestre de 2021

  • Link para submissões: Clique Aqui