Depressão Pós-Parto Materna: Crenças, Práticas de Cuidado e Estimulação de Bebês no Primeiro Ano de Vida

Autores

  • Bárbara Camila de Campos Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP http://orcid.org/0000-0003-4856-1491
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.20802

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, práticas e crenças maternas, cuidados primários, estimulação.

Resumo

Após o nascimento a mediação da interação do recém-nascido com o mundo é facilitada pela mãe, estudos indicam que mães deprimidas podem interagir pouco com seu bebê, gerando déficits comportamentais e cognitivos ao longo do desenvolvimento. Este estudo pretendeu descrever e relacionar o índice de depressão pós-parto apresentado por mães de bebês e as práticas e crenças sobre cuidado primário e estimulação. Foi utilizada a “Escala de Edinburgh de Depressão Pós-Parto – EPDS e a “Escala de crenças parentais e práticas de cuidado (E-CPPC) na primeira infância”. Os resultados obtidos com 132 mães indicaram sintomas de depressão para 29,5% da amostra. Com relação às práticas houve diferenças significativas entre os grupos clínicos e não clínicos na dimensão Estimulação, indicando que mães deprimidas podem interagir e estimular menos seus bebês. Desta forma têm-se aí um grupo de risco em que a díade deve ser cuidada em busca de um desenvolvimento adequado.

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Biografia do Autor

Bárbara Camila de Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Psicóloga, possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus de Bauru. Atualmente é aluna e bolsista FAPESP do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Análise do Comportamento aplicada ao Desenvolvimento Infantil e interação mãe-bebê. Participa do Projeto de Extensão: " Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais " e do Grupo de Pesquisa: "Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil". Atuou como professor bolsista junto ao Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru.

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Campos, B. C. de, & Rodrigues, O. M. P. R. (2015). Depressão Pós-Parto Materna: Crenças, Práticas de Cuidado e Estimulação de Bebês no Primeiro Ano de Vida. Psico, 46(4), 483–492. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.4.20802

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