Depressão pós-parto e variáveis sociodemográficas em mães de bebês com e sem Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.32867

Palavras-chave:

depressão pós-parto, mães-bebês, Síndrome de Down.

Resumo

A depressão que se inicia no puerpério é denominada como depressão pós-parto materna (DPP-M). A Síndrome de Down (SD) é uma cromossomopatia de alta incidência que ocasiona manifestações físicas, clínicas e intelectuais específicas. Objetivou-se descrever e comparar a frequência da DPP-M e de características sociodemográficas em mães de bebês com e sem SD e identificar possíveis preditores da DPP-M entre as variáveis sociodemográficas maternas, do bebê e familiares. Participaram 60 díades. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Edinburgh Postpartum Depression Scale (EPDS). Os resultados não indicaram diferença significativa nos índices de DPP-M dos grupos, sendo esses mais elevados em mães de bebês sem SD. Comparando as variáveis sociodemográficas, o número de filhos e a idade do bebê foram maiores entre mães de bebês com SD e mais mães de bebês sem SD trabalham fora. A escolaridade, o tipo de família e a idade do bebê foram preditores para DPP-M.

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Biografia do Autor

Tahena Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Profissional de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (2004). Especialista em Propaganda, Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2006). Psicóloga e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2014 e 2015. respectivamente). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru/SP (2017). Cursando MBA em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil. Atualmente, é Docente do Colegiado de Psicologia da UniFil e supervisora de estágios na área clínica. Atua, também, como sócia e psicóloga analítico-comportamental do Instituto Carpe Diem, onde desenvolve atividades de treinamento à equipe transdisciplinar, atendimentos à pessoas com neurodesenvolvimento atípico e típico, especialmente crianças com autismo por meio de intervenções ABA que englobam orientações de familiares e profissionais.

Bárbara Camila de Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Psicóloga, possui Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, campus de Bauru. Atualmente é aluna de doutorado, bolsista CAPES, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Análise do Comportamento aplicada ao Desenvolvimento Infantil e interação mãe-bebê. Participa do Projeto de Extensão: " Acompanhamento do desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais " e do Grupo de Pesquisa: "Ações preventivas e processos de intervenção em desenvolvimento infantil" e realiza supervisão como professora substituta no Estágio em Terapia Comportamental Infantil no Centro de Psicologia Aplicada.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho”, Bauru, SP

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).DEPRESSÃO PÓS-PARTO E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS EM MÃES DE BEBÊS COM E SEM SÍNDROME DE DOWN

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Ferreira, T. S., de Campos, B. C., & Rodrigues, O. M. P. R. (2019). Depressão pós-parto e variáveis sociodemográficas em mães de bebês com e sem Síndrome de Down. Psico, 50(3), e32867. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.32867

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