Transição para educação infantil: estudo comparativo do processo de vinculação primária e secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.34869

Palavras-chave:

vinculação primária, vinculação secundária, apego, relação mãe-bebê, educação infantil

Resumo

O presente artigo buscou: 1) descrever e comparar: a) a qualidade do vínculo entre o bebê-mãe e  bebê-educadora, aos nove e doze meses de vida; b) a percepção do temperamento do bebê pelas mães e educadoras e, 2) correlacionar os indicadores de vinculação com os escores obtidos nas escalas de temperamento. Participaram nove bebês e suas respectivas mães e duas educadoras que responderam a escala de temperamento e foram filmadas individualmente com os respectivos bebês, aos nove e doze meses. Os resultados indicaram a presença de vinculação primária com a mãe e secundária com a educadora, ambas satisfatórias. Não houve correlações entre temperamento e comportamentos interativos na interação mãe-bebê, mas foram observadas entre educadora-bebê. Embora o vínculo mãe-bebê seja mais forte, a qualidade estabelecida com as educadoras sugere que a transição para a educação infantil pode ser positiva.

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Biografia do Autor

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), MS.

Doutora em Educação Especial, com pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), SP.

Doutora em Psicologia Experimental. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp-Bauru.

 

Isabela Rocha Izidoro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), MS.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

Pereira, V. A., Rodrigues, O. M. P. R., & Izidoro, I. R. . (2020). Transição para educação infantil: estudo comparativo do processo de vinculação primária e secundária. Psico, 51(2), e34869. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.34869

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