A Problemática do Desenvolvimento de Crianças Assistidas por Clínicas-Escola Brasileiras Mudaram no Decorrer das Décadas?

Autores

  • Cristine Boaz PUCRS
  • Maria Lúcia Tiellet Nunes PUCRS
  • Vania Naomi Hirakata UFRGS

Palavras-chave:

Clinica-escola, problemática do desenvolvimento, crianças.

Resumo

Objetiva-se verificar, através de dados estatísticos inferenciais, se houve mudanças nas descrições das problemáticas do desenvolvimento de crianças assistidas por clínicas-escola brasileiras com o passar das últimas três décadas. Foi realizada pesquisa quantitativa descritiva, retrospectiva, a partir de material documental arquivado sobre atendimento psicoterápico de 2155 crianças (idade de um a 12 anos) de três clínicas-escola de Porto Alegre, RS. Para determinar a variável problema desenvolvimental foram utilizadas as escalas do CBCL. Constatou-se que as meninas foram encaminhadas apresentado mais problemas desenvolvimentais relacionados a retraimento/depressão (c² = 29,909; p < 0,001), e os meninos, problemas de atenção (c² = 29,909; p < 0,001). Os problemas desenvolvimentais que apareceram com frequências semelhantes entre os sexos nas três décadas foram: problemas de aprendizagem, comportamento desafiador e problemas de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Boaz, C., Nunes, M. L. T., & Hirakata, V. N. (2012). A Problemática do Desenvolvimento de Crianças Assistidas por Clínicas-Escola Brasileiras Mudaram no Decorrer das Décadas?. Psico, 43(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/8328

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)