Avaliação materna dos problemas cognitivos da desatenção, da actividade motora e da PHDA

Autores

  • Raquel Medeiros Hospital de Faro
  • Cristina Nunes Universidade do Algarve

Palavras-chave:

PHDA, Escalas de Conners, mães, hiperactividade, desenvolvimento infantil.

Resumo

O presente estudo consistiu na avaliação pelas mães, de crianças com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), dos problemas cognitivos, da desatenção, da actividade motora e da PHDA dos seus filhos. A amostra é constituída por trinta mães de crianças afectas ao Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital de Faro. O instrumento utilizado foi a Escala de Conners para Pais, versão revista (forma reduzida) adaptada para a população portuguesa. As mães foram contactadas no momento da consulta de desenvolvimento dos seus filhos e convidadas a participar na investigação através de consentimento informado. Os resultados permitiram confirmar o diagnóstico de PHDA na maioria das crianças da amostra estudada. Não encontrámos nenhuma associação entre as crianças que se encontravam medicadas e os valores dos índices obtidos na Escala de Conners.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Medeiros, Hospital de Faro

Psicóloga Clínica no Hospital de Faro. Mestre em psicologia da Saúde.

Cristina Nunes, Universidade do Algarve

Drofessora auxiliar do departamento de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Doutorada em Psicologia pela Universidade de Sevilha. Directora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Directora do mestrado em Psicologia da Educação, na área de especialização de Necessidades Educativas Especiais.

Downloads

Publicado

2011-05-25

Como Citar

Medeiros, R., & Nunes, C. (2011). Avaliação materna dos problemas cognitivos da desatenção, da actividade motora e da PHDA. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/7989

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)