Estudo Psicossocial da Maconha entre Adolescentes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE

Autores

  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Elba Celestina do Nascimento Sá Universidade Federal do Piauí
  • Edna de Brito Amaral Universidade Federal do Piauí
  • Regina Ligia Wanderley de Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Jorgeano Gregório Lobo Filho Escola Arquipélago Fernando de Noronha-PE

Palavras-chave:

Maconha, estudantes, representações sociais.

Resumo

Tendo em vista o aumento do uso abusivo de substâncias psicoativas, em particular, a maconha, na realidade brasileira, a presente pesquisa teve como objetivo verificar as representações sociais acerca do uso da maconha entre estudantes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE. Participaram 50 sujeitos, de ambos os sexos, do ensino fundamental e médio, com média de idade de 20 anos. Utilizou-se entrevista semiestruturada e o teste de associação livre de palavras que precederam as regras de anonimato e espontaneidade à participação; utilizou-se a análise de conteúdo e a técnica das redes semânticas para compreensão dos resultados. Foram apreendidas representações da maconha sendo ressaltados os aspectos prejudiciais de sua utilização pelos estudantes. Conclui-se pela importância de medidas preventivas de intervenção com jovens e por meio de informação e sensibilização aos danos partindo das representações colhidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí

PSICOLOGO, MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL, ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA, PROFESSOR ASSISTENTE I DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI, ÁREAS DE INTERESSE: VELHICE, IDOSOS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DROGAS, VIOLÊNCIA NA VELHICE

Elba Celestina do Nascimento Sá, Universidade Federal do Piauí

Bolsista PIBIC/CNPq, Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí –UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba/PI).

Edna de Brito Amaral, Universidade Federal do Piauí

Bolsista PIBIC/CNPq, Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí –UFPI (Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba/PI).

Regina Ligia Wanderley de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Social pela UFPB, Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidades e Promoção de Saúde.

Jorgeano Gregório Lobo Filho, Escola Arquipélago Fernando de Noronha-PE

Historiador, Professor da Escola Arquipélago Fernando de Noronha-PE.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

de Araújo, L. F., Sá, E. C. do N., Amaral, E. de B., de Azevedo, R. L. W., & Lobo Filho, J. G. (2013). Estudo Psicossocial da Maconha entre Adolescentes do Arquipélago de Fernando de Noronha-PE. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/7343

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)