Reconhecimento e saúde mental na atividade de segurança pública

Autores

  • Thiele da Costa Muller Castro UFRGS
  • Álvaro Roberto Crespo Merlo UFRGS

Palavras-chave:

reconhecimento, saúde do trabalhador, saúde mental, psicodinâmica do trabalho, Guarda Munipal

Resumo

Este estudo teve como propósito de investigação a saúde mental no trabalho, focando no reconhecimento do trabalhador. O campo de pesquisa foi a Guarda Municipal de Porto Alegre – GMPA, mais especificamente o Grupamento Especial Motorizado – GEM. Os sujeitos, guardas municipais, são trabalhadores que têm como atividade a segurança urbana. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Psicodinâmica do Trabalho, que se propõe, através da escuta e da fala, saber sobre a organização do trabalho e a eficácia das estratégias, analisando a fala e escutando o sofrimento. Com este estudo foi possível apreender os aspectos subjetivos e objetivos do cotidiano do trabalho e as estratégias que constroem para serem reconhecidos pela população através dos serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiele da Costa Muller Castro, UFRGS

MBA em Gestão de RH pela ESAB, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, Residente em Saúde Básica Coletiva pela Escola de Saúde Pública.

Álvaro Roberto Crespo Merlo, UFRGS

Médico do trabalho, doutor em sociologia pela Université Paris 7, docente da Faculdade de Medicina, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor médico-assistente do Ambulatório de Doenças do Trabalho/Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2012-02-28

Como Citar

Muller Castro, T. da C., & Crespo Merlo, Álvaro R. (2012). Reconhecimento e saúde mental na atividade de segurança pública. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/6921

Edição

Seção

Artigos