A constituição de uma cooperativa e o processo identitário

Autores

  • simone dalla barba walckoff calil PUCSP
  • Heloisa Szymasnki PUCSP

Palavras-chave:

Identidade, cooperativismo, Hannah Arendt.

Resumo

O problema investigado nesta pesquisa intervenção em Psicologia da Educação diz respeito à experiência de mulheres de uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo em uma cooperativa de costura e a implicação desta experiência no processo identitário. Ao longo de um ano foram realizados encontros semanais com as cooperadas nos quais discutimos temas, escolhidos por elas, sobre suas experiências na cooperativa. Durante este estudo fenomenológico foi possível perceber que, juntamente com os problemas de mercado, de capacitação profissional, de falta de recursos, entre outros que envolvem a cooperativa, há, nesta cooperativa em particular, uma outra questão fundamental: essas mulheres constituíram sua identidade na subalternidade. Assim, apesar de não serem mais babás ou empregadas domésticas, constituir-se como pessoas mais autônomas aparece como o grande impasse vivido por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

simone dalla barba walckoff calil, PUCSP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUCSP, professora do curso de extensão universitário em práticas psicoeducativas em instituições e comunidades, Pucsp.

Downloads

Publicado

2010-09-28

Como Citar

calil, simone dalla barba walckoff, & Szymasnki, H. (2010). A constituição de uma cooperativa e o processo identitário. Psico, 41(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/6650