Primeiras experiências de exploração sexual: um estudo sobre o processo de aproximação de adolescentes a essa realidade

Autores

  • Monise Gomes Serpa UNIFRA

Palavras-chave:

Exploração sexual, adolescentes, primeiras experiências.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o processo de aproximação de adolescentes à prática da exploração sexual, abordando como elas percebem essa prática e quais elementos fizeram parte desse processo. Participaram dessa pesquisa três adolescentes do sexo feminino envolvidas com a exploração sexual, com idade entre 13 e 17 anos, numa instituição voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Foram utilizadas atividades em grupo com materiais lúdicos e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que as adolescentes percebem aspectos positivos e negativos na prática de exploração sexual. As primeiras aproximações a essa prática sofreram influências das relações ocorridas nos contextos mais próximos, família, relações de amizade, como nos mais amplos, dificuldades financeiras e fácil acesso ao mercado do sexo. Assim, a análise desse processo é fundamental para o estabelecimento de estratégias de enfrentamento que possam estar mais próximas da realidade em que elas se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monise Gomes Serpa, UNIFRA

É formada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (1999), especialista em educação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora de Psicologia do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA e professora da Pós-graduação latus senso do curso "Crianças e adolescente em situação de risco" da UNIFRA. Tem experiência como psicóloga com Crianças e Adolescentes em Situação de Risco, atuando principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, desigualdade, vitimização, abuso de poder, exploração sexual, vitimização, adolescência, mudanças e protagonismo social e como professora das disciplinas de Psicologia do desenvolvimento, psicologia social e comunitária.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Serpa, M. G. (2010). Primeiras experiências de exploração sexual: um estudo sobre o processo de aproximação de adolescentes a essa realidade. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/5450

Edição

Seção

Artigos