Intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40879

Palavras-chave:

dislexia, estudantes, saúde mental, educação especial

Resumo

Este estudo teve como objetivo revisar sistematicamente as publicações sobre intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, selecionando artigos publicados em inglês, entre 2012 e 2020, por meio das bases de dados PsycINFO, Web of Science, PubMed, Europe PMC e Scopus. No total, 173 artigos foram encontrados e apenas 9 estudos satisfizeram os critérios de inclusão. Observaram-se resultados positivos das intervenções baseadas em mindfulness na vida emocional e acadêmica dos estudantes disléxicos. Entre os benefícios estão a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, maior satisfação com a vida, entre outros. Conclui-se que este trabalho traz contribuições e subsídios para profissionais da psicologia escolar, haja vista a inserção das práticas de mindfulness como intervenção promissora para a promoção de bem-estar psicológico e desempenho acadêmico em estudantes disléxicos do ensino básico ao superior.

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Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil. Doutoranda na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (UCM), em Madri, Espanha; com pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), em Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI/UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Dantas Pereira, M., & Pereira da Silva, J. (2023). Intervenções baseadas em mindfulness para estudantes com dislexia: uma revisão sistemática. Psico, 54(2), e40879. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40879