A ausência do princípio de autoridade na família contemporânea brasileira

Autores

  • Sandra Aparecida Serra Zanetti Universidade de São Paulo
  • Isabel Cristina Gomes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

papel dos pais, permissividade dos pais, família contemporânea

Resumo

O presente artigo se dispõe a discutir sobre interferências do contexto histórico e sociocultural brasileiros na estruturação da família contemporânea, mais especificamente, na construção do fenômeno da “fragilização dos papéis parentais”. Partimos da literatura que constata mudanças de valores na formação da família contemporânea, que culminaram por desalojar o princípio de autoridade parental nas configurações familiares da atualidade, e demonstraremos como interferências originadas da história, das ciências e das condições socioculturais contemporâneas foram capazes de retirar dos pais um saber que, a priori, lhes pertencia. Finalmente, analisaremos as decorrências desta discussão temática para a construção de novas configurações subjetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Serra Zanetti, Universidade de São Paulo

Mestranda pelo programa de psicologia clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São paulo, Brasil.

Isabel Cristina Gomes, Universidade de São Paulo

Livre-Docente e Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2009-07-23

Como Citar

Zanetti, S. A. S., & Gomes, I. C. (2009). A ausência do princípio de autoridade na família contemporânea brasileira. Psico, 40(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/3726

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)