Valores morais vão à escola?

Relação entre concepções de professores e a qualidade da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36527

Palavras-chave:

valores, professores, desenvolvimento moral, escolas, formação de professores

Resumo

O professor possui papel central no incentivo ao desenvolvimento dos jovens. A formação de qualidade do docente propicia reflexões sobre seu papel de formador moral. Este estudo objetiva examinar se a formação – inicial e continuada – de professores dos anos finais do ensino fundamental, em Porto Alegre, RS, relaciona-se às suas concepções sobre o papel da escola na educação em valores. Participaram 260 docentes. Utilizaram-se uma Ficha de Perfil do Professor, o Questionário de Formação Inicial (QFI) e o Questionário de Formação Continuada (QFC). Rodaram-se estatísticas descritivas, análise de clusters, análise de conteúdo e teste qui-quadrado. A formação de alta qualidade aumenta as chances de o docente conceber a escola como responsável pela educação moral. A de baixa qualidade amplia as chances de considerar apenas a família. A formação apresenta-se como meio privilegiado para engajar os professores na construção de valores dos jovens.

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Biografia do Autor

Felipe Queiroz Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Lia Beatriz de Lucca Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação e Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Siqueira, F. Q., & Freitas, L. B. de L. (2021). Valores morais vão à escola? Relação entre concepções de professores e a qualidade da formação. Psico, 52(4), e36527. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.36527

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