Tratamento multicomponente para insônia infantil e seus efeitos nos padrões, hábitos e rotinas de sono

Palavras-chave: Sono, Criança, Rotina Pré-Sono, intervenção comportamental

Resumo

Problemas de sono são frequentes na infância e estão associados a problemas de comportamento. O estabelecimento de rotinas pré-sono é recomendado para pais de crianças. Nenhum estudo brasileiro investigou os hábitos e rotinas de crianças que apresentam problemas de sono. Os objetivos deste estudo foram investigar os hábitos e rotinas de crianças com problemas de sono e verificar se a educação parental sobre o sono da criança levou a mudanças nos padrões de sono e de rotina. Participaram 57 crianças com problemas comportamentais relacionados ao sono e suas mães. As mães receberam orientações sobre o sono das crianças e estabelecimento de rotinas pré-sono. Os dados foram avaliados através de medidas parentais. Nossos resultados apontaram que crianças com problemas de sono apresentam em sua maioria, hábitos e rotinas inadequadas antes de dormir e que a modificação destes levam a melhora do sono. Espera-se que este trabalho possa estimular a produção de pesquisas nacionais sobre o tema, servindo como incentivo para o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas para os problemas de sono na infância.

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Biografia do Autor

Renatha El Rafihi-Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; pesquisadora colaboradora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (IPq-HCFMUSP), em São Paulo, SP, Brasil. Bolsista FAPESP (2019/25537-3).

Maria Laura Nogueira Pires, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em São Paulo, SP, Brasil; professora universitária aposentada da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), em Assis, SP, Brasil.

Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; professora universitária aposentada da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado
2020-12-31
Como Citar
Rafihi-Ferreira, R. E., Pires, M. L. N., & Silvares, E. F. de M. (2020). Tratamento multicomponente para insônia infantil e seus efeitos nos padrões, hábitos e rotinas de sono. Psico, 51(4), e34034. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.4.34034
Seção
Artigos