Inventário de autoavaliação do professor

Proposta de um instrumento baseado no teacher behaviors checklist

Palavras-chave: Características do Professor, Escala de Autoavaliação, Ensino Superior

Resumo

Esta pesquisa objetiva propor o Inventário de Autoavaliação do Professor, uma versão reduzida e adaptada do Teacher Behavior Checklist, apresentando evidências de validade e precisão do mesmo, além de suas associações com o bem-estar subjetivo. Participaram deste estudo 214 professores universitários, sendo 55,6% do sexo feminino e 44,4% do sexo masculino, com média de idade da amostra total de 39,21 (DP = 9,77). Estes responderam questões sociodemográficas e ocupacionais, o Inventário de Autoavaliação do Professor, a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Bem-estar Afetivo no Trabalho. Análises Paralelas e Fatoriais Exploratórias sugeriram que o instrumento apresentou evidências adequadas de validade, corroborando as duas dimensões observadas originalmente, cuidado e profissionalismo, com índices de precisão aceitáveis. Cuidado apresentou correlação com os afetos positivos e Profissionalismo com as três dimensões do bem-estar. Tais resultados sugerem a adequação do instrumento para este contexto, assim como levanta possibilidades de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Valeschka Martins Guerra, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Vitória, ES, Brasil

Doutora em Psicologia Social pela University of Kent, em Canterbury, Inglaterra; professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Naiara Ferreira Vieira Castello, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil

Marcella Bastos Cacciari, Faculdade Multivix São Mateus, São Mateus, ES, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Clarisse Lourenço Cintra, Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Vitória, ES, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

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Publicado
2021-07-15
Como Citar
Guerra, V. M., Castello, N. F. V., Cacciari, M. B., & Cintra, C. L. (2021). Inventário de autoavaliação do professor: Proposta de um instrumento baseado no teacher behaviors checklist. Psico, 52(2), e30095. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.2.30095
Seção
Artigos