Treinamento Cognitivo de Atenção e Memória de Universitários Com Jogos Eletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.29466

Palavras-chave:

jogos de vídeo, atenção, memória, jovem adulto.

Resumo

Estudos têm mostrado o potencial dos videogames para treinar habilidades cognitivas. O presente estudo verificou a eficácia de um treinamento com jogos eletrônicos para melhoria das funções cognitivas de atenção e memória de estudantes universitários. Participaram da pesquisa 25 universitários, com idade entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se os testes de Trilhas, Nomeação de Boston, Lista de Palavras, Subteste dígitos das Escalas Wechsler de Avaliação de Inteligência Adulta, Teste do Desenho do Relógio, Fluência Verbal: Animais e Questionário de Queixa Subjetiva de Memória. O treinamento com jogos eletrônicos utilizou jogos comerciais, escolhidos pela equipe de pesquisa. O treino durou entre 5 e 16 semanas, com tempo progressivo de treinamento variando de 20 a 60 minutos. Os participantes eram equivalentes nas funções cognitivas no pré-teste. Após a intervenção, foram observadas diferenças na memória imediata, memória tardia, reconhecimento, recordação de dígitos em ordem inversa, atenção e nomeação. Os resultados indicam que os jogos eletrônicos podem ser ferramentas úteis para treinar as habilidades cognitivas, mas como a amostra é pequena, estudos futuros são necessários para ampliar os conhecimentos na área.

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Biografia do Autor

Sabrina Martins Barroso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Psicóloga, doutora em Saúde Pública, professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fernanda Esteves Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestranda pela Universidade Federal de São Carlos

Dennis Gabiatti Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Psicólogo pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Juliana Ruiz Machado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestranda pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

José Humberto Curtiço Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Psicólogo pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Barroso, S. M., Pereira, F. E., Lopes, D. G., Machado, J. R., & Curtiço Júnior, J. H. (2019). Treinamento Cognitivo de Atenção e Memória de Universitários Com Jogos Eletrônicos. Psico, 50(4), e29466. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.29466

Edição

Seção

Artigos