A espera: projeto e ação de acolhimento a partir da escuta da população

Autores

  • Roberto Henrique Amorim de Medeiros Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
  • Andréia Maria Borges Iung Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciele Nardi Comunello Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo


Este relato procura lançar questões importantes acerca das políticas públicas na área da saúde as quais dizem respeito às iniciativas de humanização e à melhoria das condições de atendimento à população usuária do SUS. Traz a descrição de uma proposta de ação junto à comunidade da Vila Jardim, realizada pela equipe da Unidade de Saúde Divina Providência, do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, e integrada à rede de saúde do município de Porto Alegre-RS, Brasil. A referida ação consistiu de uma escuta à população sobre o ato de esperar pelo atendimento. Os dados levantados pela atividade trouxeram questionamentos e mudanças para o processo de trabalho da Equipe, no sentido de buscar acolher as demandas dos usuários. Essa experiência permitiu, dentre outras reflexões, observar que projetos de melhoria no atendimento da população usuária do SUS dependem das realidades das equipes, do território e da população em que serão implementados.
Palavras-chave: Acolhimento; escuta; SUS; saúde comunitária; psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Henrique Amorim de Medeiros, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, preceptor da Residência Integrada em Saúde: Ênfase em Saúde Comunitária, do Grupo Hospitalar Conceição.

Andréia Maria Borges Iung, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assistente Social, especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assistente de coordenação da Unidade de Saúde Divina Providência, Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição em 2004.

Luciele Nardi Comunello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2007-10-04

Como Citar

Medeiros, R. H. A. de, Iung, A. M. B., & Comunello, L. N. (2007). A espera: projeto e ação de acolhimento a partir da escuta da população. Psico, 38(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1920

Edição

Seção

Artigos