Habilidades Sociais Educativas, Relacionamento Conjugal e Comportamento Infantil na Visão Paterna: Um Estudo Correlacional

Autores

  • Aline Costa Fantinato Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17330

Palavras-chave:

Habilidades sociais educativas, Pai, Relacionamento conjugal, Problemas de comportamento, Habilidades sociais infantis.

Resumo

A interação entre pais e filhos pode influenciar o comportamento das crianças, sendo necessário investigar especificamente quais os comportamentos parentais podem interferir no desenvolvimento infantil. Sendo assim, este estudo teve por objetivos: a) descrever as habilidades sociais educativas paternas, o relacionamento conjugal e os comportamentos infantis segundo a avaliação dos pais (homens) e (b) relacionar as habilidades sociais educativas paternas, o relacionamento conjugal e os comportamentos infantis. Participaram 40 pais de crianças em idade pré-escolar que responderam ao Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Questionário de Relacionamento Conjugal e Questionário de Capacidades e Dificuldades. Os resultados apontaram para a relação entre o baixo repertório de habilidades sociais educativas com variáveis negativas do relacionamento conjugal e problemas de comportamento das crianças, assim como, quanto melhor as habilidades sociais educativas, melhor a avaliação da relação conjugal e melhor também o repertório comportamental infantil.

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Biografia do Autor

Aline Costa Fantinato, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Fantinato, A. C., & Cia, F. (2015). Habilidades Sociais Educativas, Relacionamento Conjugal e Comportamento Infantil na Visão Paterna: Um Estudo Correlacional. Psico, 46(1), 120–128. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17330

Edição

Seção

Artigos