Normas de Desempenho em Compreensão de Leitura Textual para Crianças de 1º Ano a 6ª Série

Autores

  • Helena Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Luciane Rosa Piccolo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Camila Schorr Miná Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jerusa Fumagalli Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16900

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Linguagem escrita, Avaliação da linguagem, Leitura, Crianças.

Resumo

Este estudo apresenta as normas de desempenho para um instrumento, composto de duas tarefas diferentes, que avalia a compreensão leitora de textos narrativos. As tarefas de reconto (recordação livre) e questionário a partir da história “A Coisa” permitem avaliar crianças de 1º a 3º anos, enquanto as mesmas tarefas a partir da história “O Coelho e o Cachorro” avaliam crianças que cursam o 4º ano até a 6ª série. Participaram do estudo 176 crianças (51,7% meninas) com idades entre sete e 12 anos, de primeiro ano à sexta série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre-RS. Os escores normativos para crianças de 1º ano a 6ª série do Ensino Fundamental foram divididos por anos completos de escolarização e tipo de escola. Foram realizadas análises descritivas (média e desvio padrão) e comparação dos escores nas tarefas de compreensão textual segundo os anos completos de estudo formal e tipo de escola (públicas e privadas) das crianças (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). As crianças de anos escolares mais avançados apresentaram desempenho superior àquelas de séries iniciais. Estudantes de escolas privadas tiveram desempenho superior àqueles de escolas públicas. O instrumento mostra-se útil para diferenciar desempenhos para diferentes escolaridades e tipos de escolas e é de fácil aplicação. O instrumento pode ser utilizado por clínicos, pesquisadores e profissionais do meio escolar.

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Corso, H. V., Piccolo, L. R., Miná, C. S., & Salles, J. F. (2015). Normas de Desempenho em Compreensão de Leitura Textual para Crianças de 1º Ano a 6ª Série. Psico, 46(1), 68–78. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16900

Edição

Seção

Artigos