Adaptação à Creche e o Processo de Separação-Individuação: Reações dos Bebês e Sentimentos Parentais

Autores

  • Tatiele Jacques Bossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elenice Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rita de Cássia Sobreira Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.16283

Palavras-chave:

Creche, adaptação à creche, processo de separação-individuação.

Resumo

Este estudo investigou os relatos das mães e pais sobre as reações dos bebês frente à adaptação à creche e os sentimentos e reações parentais. Participaram 13 bebês e seus genitores que ingressaram na creche durante as subfases do processo de separação-individuação: diferenciação (6º mês), exploração (12º mês) e reaproximação (20º mês). Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas apontou que reações de recusa à alimentação e adoecimento fizeram-se particularmente presentes entre os bebês que estavam nas subfases de diferenciação e exploração. Sentimentos de insegurança predominaram no relato dos genitores cujos bebês estavam na subfase de exploração, quando alguns não conseguiram se adaptar à creche. Na subfase de reaproximação, apesar das reações iniciais da criança e de sentimentos de insegurança parentais, os bebês apresentaram boa adaptação. Destaca-se a importância da presença parental no período de adaptação, contribuindo para que a creche torne-se uma referência para o bebê possibilitando a continuidade do processo de separação-individuação.

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Biografia do Autor

Tatiele Jacques Bossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elenice Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rita de Cássia Sobreira Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Jacques Bossi, T., Soares, E., Sobreira Lopes, R. de C., & Piccinini, C. A. (2014). Adaptação à Creche e o Processo de Separação-Individuação: Reações dos Bebês e Sentimentos Parentais. Psico, 45(2), 250–260. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.16283

Edição

Seção

Artigos