As figuras complexas de Rey: Normas preliminares com crianças de 9 e 10 anos

Autores

  • Lígia Pagliuso
  • Sonia Regina Pasian

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver normas preliminares para o Teste das Figuras Complexas de Rey em 120 crianças de 9 e 10 anos, de ambos os sexos, de Ribeirão Preto-SP, com indicadores de desenvolvimento típico, subdivididas em função da origem escolar: Grupo 1 (n = 61): escola pública e Grupo 2 (n = 59): escola particular. Buscou-se, assim, equilibrar a amostra a partir de realidades sociais distintas. Utilizou-se questionário com pais para triagem dos participantes (excluídos atraso escolar e dificuldades no desenvolvimento geral), avaliados individualmente pela Escala Especial das Matrizes Progressivas de Raven e Figuras Complexas de Rey, aplicados nas próprias escolas. Os resultados evidenciaram efeitos significativos da origem escolar no desempenho nas Figuras de Rey. Diferenças significativas foram identificadas entre os atuais dados e padrões de crianças da região Sul do Brasil, evidenciando necessidade de normas específicas em diferentes realidades socioculturais para adequadas possibilidades interpretativas desta técnica de avaliação psicológica. Palavras-chave: Normas; Figuras Complexas de Rey; crianças, influência sociocultural.

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Publicado

2008-02-07

Como Citar

Pagliuso, L., & Pasian, S. R. (2008). As figuras complexas de Rey: Normas preliminares com crianças de 9 e 10 anos. Psico, 38(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1532

Edição

Seção

Artigos