A experiência de vida em uma comunidade budista-tibetana no Ocidente: uma perspectiva humanístico-existencial

Autores

  • Flavio Epstein Saybrook Graduate School and Research Center

Palavras-chave:

metodo heuristico, vida em comunidade

Resumo

Este artigo foi baseado na minha tese de mestrado cujo objetivo foi identificar os temas da experiência de vida em uma comunidade budista-tibetana no Ocidente, bem como descrever e expressar os seus significados. A comunidade onde vivi foi o Nyingma Institute, uma residência com aproximadamente trinta pessoas localizada em Berkeley, Califórnia. Para descrever essa experiência de dezoito meses, utilizei o método heurístico descrito por Moustakas (1990): engajamento inicial, imersão no tópico ou questão, incubação, iluminação, explicação e síntese criativa da pesquisa. Os dados consistiram de um diário pessoal e de fitas cassete gravadas durante minha permanência na comunidade, nos quais registrei meus sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Observei com atenção a minha experiência nos projetos de arte, na empresa Dharma Publishing, e no Nyingma Institute. Neles emergiram temas fundamentais: experiências transcendentais, preocupações econômico-socias, preocupações fisiológicas, questões relativas ao trabalho, frustração, insights, criatividade e crescimento pessoal. Além de refletir e descrever cada tema, no sentido de integrar e expressar a essência desta experiência, eu comparei esta experiência com um mito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Epstein, Saybrook Graduate School and Research Center

O Doutor Flavio Epstein completou o mestrado em psicologia humanistica e transpessoal no Saybrook Graduate School and Research Center em Sao Francisco, California, e o Doutorado em psicologia profunda da imaginacao no Institute of Imaginal Studies, em Petaluma, California. Ele e psicoterapeuta e atende criancas, adolescentes, e adultos em Portugues, Espanhol, e Ingles em Berkeley, California. Email: [email protected].

Downloads

Publicado

2009-04-16

Como Citar

Epstein, F. (2009). A experiência de vida em uma comunidade budista-tibetana no Ocidente: uma perspectiva humanístico-existencial. Psico, 39(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1475

Edição

Seção

Seção excluída