Análise do preconceito racial em uma amostra de crianças brancas de 5 a 8 anos de idade

Autores

  • Sheyla Christine Santos Fernandes Faculdade Pio Décimo e Universidade Federal da Bahia
  • Saulo Santos Menezes de Almeida Facudade Pio Décimo
  • Conceição Bruna Soares do Nascimento Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

psicologia, social, escolar

Resumo

O objetivo central do presente estudo foi analisar o preconceito étnico em crianças. Participaram deste estudo 19 crianças de uma cidade do interior do estado de Sergipe, 11 meninos (57,9%) e 8 meninas (42,1%) (idade de 5 a 8 anos). Para tanto, foi solicitado às crianças que desenhassem duas crianças: uma criança branca e uma criança negra. Através dos desenhos as crianças responderam a questões sobre escolhas e preferências em relação a cinco categorias: riqueza, beleza, inteligência, proximidade e contato. Os resultados revelaram um alto nível de preconceito. A criança negra foi fortemente rejeitada. As crianças de sete e oito anos de idade apresentaram os maiores índices de preconceito. A discussão sugere que o efeito da norma social de igualdade apenas aparece após os oito anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Christine Santos Fernandes, Faculdade Pio Décimo e Universidade Federal da Bahia

Sheyla C. S. Fernandes possui Graduação e formação em Psicologia e mestrado em Psicologia, Psicologia Social. Atualmente cursa o doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. É professora da Faculdade Pio Décimo e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (GEPPS) na Faculdade Pio Décimo.

Saulo Santos Menezes de Almeida, Facudade Pio Décimo

Saulo S. M. de Almeida é estudante do 7º período do curso de psicologia da Faculdade Pio Décimo e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (GEPPS) coordenado pela professora Sheyla C. S. Fernandes.

Conceição Bruna Soares do Nascimento, Faculdade Pio Décimo

Conceição Bruna S. do Nascimento é estudante do 7º períro do curso de psicologia da Faculdade Pio Décimo e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social coordenado pela professora Sheyla C. S. Fernandes.

Downloads

Publicado

2009-04-16

Como Citar

Fernandes, S. C. S., Almeida, S. S. M. de, & Nascimento, C. B. S. do. (2009). Análise do preconceito racial em uma amostra de crianças brancas de 5 a 8 anos de idade. Psico, 39(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1451

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)