Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transcultural

Autores

  • Coutinho Maria da Penha de Lima Coutinho Lima Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Natália Ramos Universidade Aberta de Lisboa, Portugal

Resumo

A depressão encontra-se associada às perturbações do humor de duração variáveis, que é em geral acompanhada por sintomas físicos e mentais, interferindo na forma de sentir, pensar e agir. Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de crianças acerca da depressão através de uma abordagem transcultural. Participaram desse estudo crianças inseridas no contexto escolar braslileiro e português. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: Children Depression Inventory (CDI) e Associação Livre de Palavras. Os resultados apontam uma prevalência da depressão em crianças brasileiras (11%) e portuguesas (14%). De forma consensual, a depressão emerge como sinônimo de tristeza, doença e choro. A pessoa deprimida é representada como angustiada, que chora, cabisbaixo, desanimada, sem amigo, com auto- imagem negativa (depreciativa), e que chora. Espera-se contribuir na compreensão da etiologia da depressão em contextos culturais diferenciados, bem como, na elaboração de estratégias preventivas para uma melhor qualidade de vida dessa população. Palavras-chave: Depressão; infância; interculturalidade; representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Coutinho Maria da Penha de Lima Coutinho Lima Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Professora com Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Aberta de Lisboa-Portugal/ Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e Saúde Coletiva – UFPB.

Natália Ramos, Universidade Aberta de Lisboa, Portugal

Professora pela Universidade Aberta de Lisboa - Portugal

Downloads

Publicado

2008-05-21

Como Citar

Lima Coutinho, C. M. da P. de L. C., & Ramos, N. (2008). Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transcultural. Psico, 39(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/1418

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)