Perfil Comportamental de Crianças com Dermatoses Crônicas de Acordo com a Avaliação dos Cuidadores

Autores

  • Márcia Cristina Caserta Gon Universidade Estadual de Londrina
  • Camila do Carmo Menezes
  • Fernanda Marques Jacovozzi
  • Robson Zazula Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Problemas de comportamento, avaliação psicológica, doenças crônicas de pele, infância.

Resumo

Pesquisas indicam que crianças com doenças crônicas apresentam maior frequência de problemas de comportamento ou probabilidade de desenvolvê-los, com destaque para ansiedade, depressão e dificuldades de relacionamento. No entanto, observam-se poucos estudos empíricos sobre o tema com crianças com doenças crônicas de pele. O presente estudo investigou a avaliação dos cuidadores quanto ao perfil comportamental de crianças com dermatoses crônicas. Sessenta e sete cuidadores responderam ao CBCL (Child Behavior Check-List). Resultados quanto ao funcionamento global indicam frequências semelhantes de crianças avaliadas com perfil clínico e não clínico. Em relação aos gêneros, observa-se maior porcentagem de meninos avaliados com problemas de comportamento. Embora a maioria dos cuidadores tenha avaliado as crianças com alta competência social, a porcentagem daquelas avaliadas com baixa competência foi elevada. Sugere-se que a ocorrência de problemas de comportamento na amostra investigada pode estar relacionada à doença crônica pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina.

Camila do Carmo Menezes

Graduada em Psicologia e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Fernanda Marques Jacovozzi

Graduada em Psicologia e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Robson Zazula, Universidade Estadual de Londrina

Psicólogo e Docente da Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio (PR)

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Gon, M. C. C., Menezes, C. do C., Jacovozzi, F. M., & Zazula, R. (2013). Perfil Comportamental de Crianças com Dermatoses Crônicas de Acordo com a Avaliação dos Cuidadores. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/11118

Edição

Seção

Artigos