Atividade criadora no MST:o acampamento como “berço da criatividade”

Autores

  • Apoliana Regina Groff Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

atividade criadora, música, acampamento, MST.

Resumo

Este artigo trata de algumas discussões que foram empreendidas numa pesquisa mais ampla, que teve como objetivo geral compreender a mediação da música no MST em Santa Catarina. A pesquisa aconteceu por meio de um estudo em contextos e eventos coletivos neste estado, sendo que os recursos utilizados para construção das informações foram a entrevista, o diário de campo e a filmagem. As discussões neste texto versam sobre a atividade criadora e sobre o acampamento do MST como um contexto de criação de músicas, de sujeitos e modos de resistir e existir. Em relação à atividade criadora, estão presentes as contribuições teóricas, principalmente, de Vygotski e Vázquez. As criações das músicas no MST estão ancoradas, sobretudo, no cotidiano dos Sem Terra, sendo que o acampamento é o contexto onde a maioria das canções é criada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Apoliana Regina Groff, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela UFSC.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

Downloads

Como Citar

Groff, A. R., & Maheirie, K. (2012). Atividade criadora no MST:o acampamento como “berço da criatividade”. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/10726

Edição

Seção

Artigos