Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA

Autores

  • Angélica Amanda Campos Seixas Universidade Federal do Tocantins
  • Bianca Becker Universidade Federal da Bahia
  • Ilka Dias Bichara Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Brincadeira, contexto sociocultural, reprodução interpretativa, cultura de pares.

Resumo

A brincadeira é reconhecida como prática que possui estreitas relações com o contexto sociocultural em que se manifesta. Este estudo objetivou analisar as inter-relações entre brincadeira e cultura por meio dos aspectos de Reprodução Interpretativa e da Cultura de Pares presentes nos episódios de brincadeira de rua observados entre grupos de crianças e adolescentes da Ilha dos Frades, comunidade não urbana pesqueira pertencente ao município de Salvador - BA. Tratou-se de um estudo descritivo, cujo procedimento de coleta de dados foi a observação naturalista do comportamento. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de categorias empíricas. Os resultados indicam a presença de elementos de Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nas brincadeiras, tais como, temática local do papel do marinheiro e culto a Yemanjá e presença de zombarias nas brincadeiras. Discutem-se como tais elementos propiciam a participação da criança na construção da cultura maior através da brincadeira.

Downloads

Biografia do Autor

Angélica Amanda Campos Seixas, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFBA Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de Geografia.

Bianca Becker, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, mestranda em Psicologia do Desenvolvimento - Universidade Federal da Bahia - UFBA bolsista dedicação exclusiva

Ilka Dias Bichara, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia - USP Professora Adjunta Instituto de Psicologia - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Psicologia do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Seixas, A. A. C., Becker, B., & Bichara, I. D. (2012). Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA. Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/10260

Edição

Seção

Artigos