O conceito de comunidade na Comunicação

Autores

  • Eduardo Yuji Yamamoto Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17333

Palavras-chave:

Comunidade, Ontologia, Interpretação (Fonte, Thesauro da UNESCO)

Resumo

Este estudo lança a possibilidade de pensar um outro conceito de “comunidade” ante o atual cenário mediatizado, um conceito distinto daquele herdado das Ciências Sociais do século XIX que a entende, exclusivamente, enquanto substância comum compartilhada (território, cultura, etnia, classe etc.). Este outro conceito, reivindicado por importantes pensadores (Bataille, Blanchot, Nancy, Rancière, Derrida, Agamben), é desenvolvido no texto pela hermenêutica de Roberto Esposito, que encontra no significado arcaico da “comunidade” (communitas) uma ontologia originária. Tal ontologia, fundamentada no conceito de physis, provê uma estrutura genética das entificações comunitárias que pode ser acolhida pelos estudos comunicacionais para ampliar seus objetos de pesquisa e legitimar as intervenções comunicacionais na luta biopolítica contemporânea.

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Biografia do Autor

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

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Publicado

2014-09-10

Como Citar

Yamamoto, E. Y. (2014). O conceito de comunidade na Comunicação. Revista FAMECOS, 21(2), 438–458. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.17333

Edição

Seção

Epistemologia