Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudos de Rogers

Autores

  • Gino Giacomini Filho Universidade de São Paulo
  • Elias Estevão Goulart Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Mônica Pegurer Caprino Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3432

Palavras-chave:

Difusão de inovações, Inovação, Everett Rogers

Resumo

A difusão de inovações tem sido uma das atribuições mais visíveis e atuais da Comunicação Social, porém não se observam discussões epistemológicas mais intensas sobre esse assunto. Há uma série de obras e marcos teóricos que abordam a difusão de inovações, sendo uma das obras referenciais o estudo de Everett Rogers: “Diffusion of Innovations”. O objetivo desse artigo é discutir a obra de Rogers à luz da crítica da comunicação social utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. A análise de “Diffusion of Innovations” revelou que a obra não atende plenamente as atuais demandas sociais e comunicacionais atreladas ao tema, merecendo uma revisão conceitual mais abrangente e profunda tendo em vista as atuais configurações da Comunicação Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gino Giacomini Filho, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado (1989) e Livre-docência (1995) em Publicidade e Propaganda pela USP. Atualmente é docente da graduação em Comunicação Social da Universidade de São Paulo. 

Elias Estevão Goulart, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Formação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1992), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) e com pós-doutorado pela University of British Columbia (Canadá, 2012). Atualmente é professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - e do Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência profissional na área da Educação, Engenharia e Automação e acadêmica nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Tecnologias Digitais, Hipermídia Adaptativa e Educação baseada na WEB.

 

Mônica Pegurer Caprino, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Comunicação Social, terminou recentemente (2016) o pós-doutorado na Universidade Metodista de São Paulo, estudando os projetos de educação midiática nas ONGs brasileiras. Trabalhou de 2012 a 2014 como pesquisadora, num estágio pós-doutoral, na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), onde também cursou um Master em Comunicação e Educação (2011). É graduada em Jornalismo e em Letras (Português), ambos pela Universidade de São Paulo. Foi professora por 20 anos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e também atuou por 10 anos na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, onde foi docente na graduação de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Comunicação. 

Referências

BERLO, D.K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BLACKWELL, R.D.; MINIARD P.W; ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thom- son, 2005.

BOCK, A.M.B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

BOUDON, R; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico da sociologia. São Paulo: Ática, 2001.

CEBRIÁN, Juan Luis. A rede: como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1999.

DeFLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

FRANK,Kenneth;ZHAO,Yong; BORMAN,Kathryn. Social Capital and the Diffusion of Innovations Within Organizations: The Case of Computer Te- chnology in Schools. Sociology of Education, Albany, v.77, n. 2; p.148-171, Apr. 2004.

GALBRAITH, J. K. A sociedade afluente. São Paulo: Pioneira, 1987.

HARGIE, Colin; TOURISH, Dennis. Corporate com- munication in the management of innovation and change. Corporate Communications. Bradford, v .1, n. 2, p. 3, 1996.

HARTLEY, Robert F. Errores en el marketing. Madrid: Paraninfo, 1990.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.

HOCKENBURY, D.; HOCKENBURY, S.E. Descobrindo a psicologia. São Paulo: Manole, 2003.

LEE, Jinkook; SCHUMANN, David W. The influence of communication source and mode on consu- mer adoption of technological innovations. The Journal of Consumer Affairs, Madison, v. 36, n. 1, p. 1-27, Summer 2002.

MATTELART, Armand e MATTELART, Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

McQUAIL, Denis. Mass Communication Theory: an introduction. 3 ed. Londres: Sage, 1994.

OLIVEIRA, F. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.

OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde. São Paulo: Makron, 1994.

RAM, Sundaresan; SHETH, Jagdish N. Consumer resistance to innovations: the marketing problem and its solutions. The journal of consumer marketing, v. 6, n. 2, p. 5-14, Spring 1989.

ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 5 ed. Nova York: Free Press, 2003.

SURRY, Daniel W. Diffusion Theory and Instructional Technology. Annual Conference of the Association for Educational Communications and Technology (AECT). Albuquerque, New Mexico, 1997. Disponível em: http:// intro.base.org/docs/diffusion//. Acesso em: 23 Mai. 2005.

STRAUBHAAR, J.; LaROSE, ROBERT. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Thomson, 2004.

WILTON de SOUZA, Mauro. Recepção e comunicação: a busca do sujeito. In Sujeito, o lado oculto de receptor. WILTON de SOUZA, M. (Org.). São Paulo: Brasiliense, p. 13-38, 1995.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Filho, G. G., Goulart, E. E., & Caprino, M. P. (2008). Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudos de Rogers. Revista FAMECOS, 14(33), 41–45. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3432

Edição

Seção

Epistemologia da Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)