O Campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas

Autores

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes Universidade do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3372

Palavras-chave:

Comunicação, campo da comunicação, pesquisa científica

Resumo

A origem de campos de estudos como a Comunicação provém de um duplo movimento. O primeiro é um movimento interno da própria ciência, que é de convergência e de sobreposição de conteúdos e metodologias, e que se faz notar de forma crescente no desenvolvimento histórico recente das Ciências Sociais. O segundo é o movimento de ruptura histórica ocasionado pelo que se convencionou chamar de processo de globalização. No presente texto dou seguimento a reflexões anteriores sobre o tema, para agora enfocar o duplo movimento acima assinalado, problematizando: 1) os sentidos da noção de campo e de campo acadêmico; 2) a disciplinarização que norteou o nascimento e desenvolvimento das Ciências Sociais e em seqüência, os estudos de Comunicação; 3) a sociedade global como sociedade da comunicação; 4) os dilemas da institucionalização do campo da Comunicação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Universidade do Estado de São Paulo

Professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Referências

BOURDIEU, Pierre. El ofício de sociólogo. México: Siglo XXI, 1975.

______ . O campo científico. In: Bourdieu (Col. Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1983.

CANCLINI, Néstor García. De cómo Clifford Geertz y Pierre Bourdieu llegaran al exilio. In: REGUILLO, Rossana y FUENTES, Raúl (coords.) Pensar las ciencias sociales hoy. Guadalajara: Iteso, 1999.

CAPPARELLI, Sérgio e STUMPF, Ida. A constituição da comunicação como campo de conhecimento multidisciplinar. I Conferência Científica da UFRGS. Porto Alegre, 1998.

FAUSTO NETO, Antonio. A pesquisa vista "de dentro de casa". In: Tensões e objetos. Porto Alegre: Sulina. FUENTES NAVARRO, Raúl (1998). La emergencia de un campo académico: continuidad utópica y estructuración científica de la investigación de la comunicación. Guadalajara: ITESO/Un.Guadalajara, 2002.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

______. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, 21, São Paulo: IEAUSP, 1994.

KUHN, Thomas. As estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1976.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Sobre o estatuto disciplinar do campo da comunicação. In: LOPES, M.I.V. (org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Por um paradigma transdisciplinar para o campo da comunicação. In: DOWBOR, Ladislau, IANNI, Octavio et al. (orgs). Desafios da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Comunicación fin de siglo. Para donde vá nuestra investigación? Telos, 47, Madrid, 1996.

MARTIN-BARBERO, Jesú. Decontrución de la crítica: nuevos itinerarios de la investigación. In. LOPES, M.I.V. e FUENTES, R.(comps.). Comunicación. Campo y objeto de estudio. Guadalajara: ITESO, 2001.

MORAGAS, Miguel. Ubicación epistemológica e ideológica de la comunicación. In: Teorias de la Comunicación. Barcelona: G.Gili, 1989.

MORCELLINI, Mario e FATELLI, Giovambattista. Le scienze della comunicazione. Roma: La Nuova Italia Scientifica, 1996.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Inst. Piaget, 1991.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Lisboa: EuropaAmérica, 1986.

PRIGOGINE, Ilya. La fin de las certidumbres. Santiago de Chile: Ed. Andrés Bello, 1997.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d'Água, 1992.

WALLERSTEIN, Immanuel. El legado de la sociología, la promesa de la ciencia social. Caracas: Nueva sociedad, 1999.

WALLERSTEIN, Immanuel et al. (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Europa-América. WALLERSTEIN, Immanuel. Unthinking social science. Cambridge: Polity Press, 1991.

WALLERSTEIN, Emmanuel. Analisis de los sistemas mundiales. In: GIDDENS, A., TURNER, J. et al. La teoría social hoy. Madrid: Alianza, 1990.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Lopes, M. I. V. de. (2008). O Campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista FAMECOS, 13(30), 16–30. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3372

Edição

Seção

O campo da comunicação