
5

DOSSIÊ DITADURA

O Jornal Nacional e as estratégias de 
sobrevivência econômica e política da Globo 
no contexto da ditadura militar

RESUMO 
O artigo propõe analisar historicamente a relação de 
dependência/independência política e econômica da 
televisão brasileira, através de um estudo de caso, o 
da TV Globo e do seu principal telejornal, o Jornal 
Nacional, programa mais antigo em exibição na televi-
são brasileira. No ar desde 1º de setembro de 1969, o 
Jornal Nacional pode ser compreendido como produ-
to da articulação entre os interesses da elite política e 
econômica e os interesses políticos e econômicos dos 
militares que marcaram as décadas de 1960 e 1970, que 
é também o período de consolidação de um mercado 
cultural no Brasil. Argumentamos que a consolida-
ção da televisão brasileira está associada ao governo 
militar (1964-1985), à Doutrina de Segurança Nacional 
e Desenvolvimento e à idéia de integração nacional e 
evidenciamos os movimentos políticos e econômicos 
fundamentais para a consolidação da TV Globo, entre 
eles a criação do seu padrão Globo de qualidade, uma 
composição de estratégias econômicas, comerciais, 
políticas, tecnológicas, produtivas e estéticas que evi-
dencia que a Globo foi, no momento de consolidação 
da televisão no Brasil, a emissora que melhor percebeu 
as potencialidades do veículo e que melhor reuniu as 
condições econômicas e políticas para transformar a 
sua programação num objeto de consumo de massa.

PALAVRAS-CHAVE
Jornal Nacional
TV Globo
Ditadura Militar

 The Jornal Nacional and the survival strategies of  
economic and political the Globo in the context of  the 
military dictatorship

ABSTRACT 
The article proposes to examine the historical 

relationship of  the political and economic dependency 
/ independence of  Brazilian television, through a 
case study, the Globo TV and its main newscast, 
Jornal Nacional, older program featured on Brazilian 
television. On the air since September 1, 1969, the 
National Journal can be understood as a product of  the 
joint between the interests of  political and economic 
elite and the political and economic interests of  the 
military that marked the 1960s and 1970s, who is also 
the period consolidation of  a cultural market in Brazil. 
We argue that the consolidation of  Brazilian television 
is associated with the military government (1964-1985), 
the Doctrine of  National Security and Development 
and the idea of  national integration and noticed the 
political and economic movements fundamental to the 
consolidation of  TV Globo, among them the creation 
their standard of  quality Globo, a composition of  
economic strategies, commercial, political, technological, 
productive and aesthetic that demonstrates that the 
Globe was at the time of  consolidation of  television in 
Brazil, the broadcaster who best realized the potential of  
the vehicle and that best met the economic and political 
conditions to transform their program into an object of  
mass consumption. 

KEYWORDS 
Jornal Nacional
TV Globo 
Military Dictatorship

Itania Maria Mota Gomes
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura 
Contemporâneas da UFBA/BA/BR
itania@ufba.br

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010



6

Itania Maria Mota Gomes – UFBA/BA/BR

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

O Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão está no ar, de modo 
ininterrupto, há 40 anos, desde o dia 1º de setembro 
de 1969 e representa o conjunto mais bem acabado 
de marcas que caracterizam um telejornal no Brasil. O 
JN é, atualmente, o telejornal mais popular do Brasil, 
personagem importante na história política, econômica e 
social do país. Ele tem o tempo publicitário mais caro da 
TV brasileira: uma publicidade de 30 segundos veiculada 
no Jornal Nacional custa 367 mil reais1 e seus índices de 
audiência andam na casa dos 35%, índice inferior apenas 
ao de outras duas produções da própria TV Globo, as 
telenovelas do horário noturno2.  

Tomando seus quarenta anos como um pretexto, este 
artigo3 analisa historicamente a relação de dependência/
independência política e econômica da televisão brasileira 
através de um estudo de caso, o da Rede Globo de 
Televisão e seu principal telejornal do horário nobre, nos 
anos iniciais de sua formação. Mostramos que o Jornal 
Nacional é produto da articulação entre os interesses 
da elite brasileira e do governo militar e os ideais de 
modernização e de integração nacional, articulação que 
implicará no desenvolvimento, por parte da TV Globo, 
de uma estratégia que significou submeter-se à Ideologia 
da Segurança Nacional e à censura ao mesmo tempo em 
que se transformava na principal emissora de televisão 
no Brasil. E evidenciamos que 

o padrão Globo de qualidade 
reúne elementos da 
ordem dos investimentos 
tecnológicos, da 
profissionalização do sistema 
de produção televisivo, do 
sistema de comercialização e 
da qualidade estética de seus 
produtos sendo fundamental 
para garantir o sucesso do 
Jornal Nacional.

O Jornal Nacional é hoje o programa mais antigo 
em exibição na televisão brasileira. Tendo estreado 
em primeiro de setembro de 1969, o programa 

inaugurou também o sistema de transmissão em 
rede, por microondas, no Brasil. Ele foi transmitido, 
simultaneamente, ao vivo, para seis capitais brasileiras: 
Rio de Janeiro, São Paulo, Belo horizonte, Curitiba, Porto 
Alegre e Brasília, atingindo 56 milhões de brasileiros. Era 
o maior sistema de transmissão em rede da América do 
Sul (Veja, 1969, p. 68).

Em sua primeira edição, o Jornal Nacional anuncia 
aquela que seria a sua marca mais forte. Segundo o site 
da emissora:

Hilton Gomes, ao lado de Cid Moreira, 
abriu a primeira edição do JN anunciando: 
“O Jornal Nacional, da Rede Globo, um 
serviço de notícias integrando o Brasil novo, 
inaugura-se neste momento: imagem e som 
de todo o país”. Cid Moreira encerrou: “É 
o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”. 4

O ideal de integração nacional estava na origem do 
novo programa e se tornou possível com a tecnologia 
de transmissão em rede. Fazer com que “56 milhões 
de brasileiros tenham mais coisas em comum. Além 
de um simples idioma”, como dizia o anúncio5 do 
novo programa nas principais publicações impressas 
do país, era ao mesmo tempo uma estratégia política e 
econômica: para Walter Clark Bueno, diretor geral da 
Globo na época, a transmissão em rede era a solução 
para a permanente crise vivida pela televisão brasileira 
(Borgerth, 2003, p. 39-53). 

Segundo a biografia de Roberto Marinho, fundador 
da emissora, contudo, esse ideal de integração nacional e 
desenvolvimento é muito anterior à própria fundação da 
TV Globo. Segundo Pedro Bial, seu biógrafo, é possível 
enxergar na família Marinho uma linhagem de homens 
comprometidos com a modernização do Brasil e “fácil 
identificar em Roberto uma continuidade do projeto 
político e empresarial de Irineu” (Bial, 2004, p. 42). Para 
ele, Roberto Marinho herdou o ideal do pai, o jornalista 
carioca Irineu Marinho, fundador do jornal O Globo, do 
Rio de Janeiro. Comentando a atuação do jornalista-pai 
na imprensa carioca na década de 1910, época em que 
fundou o jornal vespertino A Noite, Bial relaciona pai e 
filho: 

Irineu Marinho bem sabia do desmando fe-
derativo, e esta consciência iria se expressar 
mais tarde em seu apoio a um projeto de 



7

O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

unificação nacional, o movimento tenentista 
[...] Roberto Marinho nunca foi um ideoló-
gico, mas este ideal de integração da nação 
herdou-o do pai e levou-o além. Mesmo 
porque suas ambições de empreendedor de-
pendiam disso (Bial, 2004, p. 56).

Até certo ponto, podemos dizer então, que o Jornal 
Nacional é produto da articulação entre os interesses 
da elite política e econômica e os interesses políticos e 
econômicos dos militares. Esta articulação se mostra 
mais evidente nos anos 1960 e 1970, que é também 
o período de consolidação de um mercado cultural 
no Brasil. A consolidação da televisão brasileira está 
associada ao governo militar (1964-1985), à Doutrina 
de Segurança Nacional e Desenvolvimento6 e à ideia de 
integração nacional. A Doutrina de Segurança Nacional 
e Desenvolvimento tinha como meta criar condições 
para a implantação de um modelo de desenvolvimento 
econômico extremamente favorável à entrada do capital 
estrangeiro, condições que eram interpretadas como 
sendo o fortalecimento do estado nacional, a implantação 
de uma infra-estrutura capaz de transformar o Brasil em 
uma potência econômica e o controle dos movimentos 
sociais.

[...] O Estado militar aprofunda medidas 
econômicas tomadas no governo Juscelino7, 
às quais os economistas se referem como ‘a 
segunda revolução industrial’ no Brasil. Cer-
tamente os militares não inventam o capita-
lismo, mas 64 é um dos momentos de reor-
ganização da economia brasileira que cada 
vez mais se insere no processo de interna-
cionalização do capital; o Estado autoritário 
permite consolidar no Brasil o ‘capitalismo 
tardio’. Em termos culturais essa reorienta-
ção econômica traz consequências imedia-
tas, pois, paralelamente ao crescimento do 
parque industrial e do mercado interno de 
bens materiais, fortalece-se o parque indus-
trial de produção de cultura e o mercado de 
bens culturais (Ortiz, 1989, p. 114).

Em setembro de 1965 é criada a Empresa Brasileira 
de Telecomunicações (Embratel), que inicia uma política 
modernizadora para as telecomunicações. Já no seu 
primeiro ano de atuação, a estatal tornou-se sócia do 
Intelsat (Consórcio Internacional de Comunicações 

por Satélite), formado na época por 11 países, e logo 
em seguida começou a operar, via satélite, os serviços 
internacionais de telefonia, de telex e telegrafia e de 
canal para TV. A Embratel criou as condições para 
que o telefone e a televisão chegassem às regiões mais 
afastadas do país, e a conexão telefônica via satélite 
possibilitava uma integração mais ágil entre as diversas 
regiões brasileiras e entre o Brasil e o mundo. Pouco 
tempo depois da criação da Embratel, as emissoras de 
televisão puderam transmitir a chegada do homem à lua, 
em 1969, e a Copa do Mundo de Futebol, em 1970.

Em março de 1969, a Embratel inaugurou o 
Tronco Sul, que permitiu integrar, por uma 
rede terrestre de microondas, São Paulo, Rio 
de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A rede 
era formada por repetidores posicionados a 
intervalos de quase 50 km de distância, que 
recebiam o sinal do equipamento anterior, 
amplificavam e o retransmitiam para o pró-
ximo. O primeiro produto a fazer uso pleno 
da tecnologia foi o Jornal Nacional, lançado 
em 1º de setembro daquele ano. A Embratel 
concluiu em outubro de 1972 a implantação 
dos troncos do Sistema Nacional de Teleco-
municações. Quando a Embratel foi criada, 
havia um sistema de microondas de pouco 
mais de Dois mil km de extensão, ligando 
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte 
e Brasília. Em 1972, eram mais de 11,5 mil 
km de rotas de microondas e 5,5 mil km de 
rotas de tropodifusão, interligando todas 
as capitais e as principais cidades do país 
(Cruz, 2009).

Foi esse sistema de microondas que permitiu a 
interligação de todo o território brasileiro e, mais 
especificamente, o funcionamento do sistema de rede, 
condição fundamental para a consolidação da TV no 
Brasil e para o lançamento do Jornal Nacional. 

A infra-estrutura necessária ao desenvolvimento da 
TV é resultado, então, de um investimento do Estado 
que, guiado pela ideologia de Segurança Nacional e 
pelos esforços de integração nacional promove uma 
revolução tecnológica no sistema de telecomunicações. 
O investimento em telecomunicações e o interesse na 
integração nacional põem lado a lado os militares e 
os empresários, ainda que, como diz Renato Ortiz, 
“enquanto os militares propõem a unificação política 
das consciências, os empresários sublinham o lado 



8

Itania Maria Mota Gomes – UFBA/BA/BR

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

da integração do mercado. O discurso dos grandes 
empreendedores da comunicação associa sempre a 
integração nacional ao desenvolvimento do mercado” 
(1989, p. 118). Assim, 

a própria noção de uma 
identidade cultural brasileira 
vai se redefinir e será 
reinterpretada em termos 
mercadológicos: é nacional 
aquilo que está integrado 
ao mercado de consumo 
– inclusive e, sobretudo, 
mercado de consumo de bens 
simbólicos. 

Nesses termos, e a partir da articulação entre 
interesses políticos e interesses econômicos, cultura 
nacional será identificada à cultura popular de massa.

Essa articulação de interesses criará uma dinâmica 
em que os empresários se submetem politicamente ao 
governo militar, enquanto que procuram consolidar sua 
independência econômica. Assim, no caso da TV Globo, 
a estratégia adotada foi a de se submeter à Ideologia da 
Segurança Nacional e à censura ao mesmo tempo em 
que se transformava na principal emissora de televisão 
no Brasil. Para que essa estratégia tivesse sucesso, era 
preciso estabelecer um pacto com os militares, através 
do qual a TV controlava a produção de conteúdos 
de seus programas em troca do apoio do governo 
para a construção da infra-estrutura necessária para a 
consolidação da indústria televisiva e apoio político para 
aprovação da legislação de seu interesse. Em 1973, por 
exemplo, a TV Globo e a TV Tupi assinam um protocolo 
de autocensura, pelo qual se comprometem a regular a 
produção de conteúdos para evitar a intervenção militar 
nas emissoras.

Em relação ao Jornal Nacional, a estratégia adotada 
foi enfatizar a qualidade técnica da produção e circulação 
em detrimento do conteúdo propriamente jornalístico. 
Em razão das restrições da censura, mas também em 
razão de uma concepção da função da televisão no 
Brasil, o Jornal Nacional optou por desenvolver-se e 

consolidar-se através de uma estratégia na qual qualidade 
e confiabilidade eram resultado do investimento 
tecnológico da emissora. Esse foi o modo como a TV 
Globo e seu jornalismo se desenvolveram – à ausência 
de liberdade de informação contrapôs-se o chamado 
padrão Globo de qualidade.

Muitos estudiosos da televisão têm rapidamente 
interpretado o “padrão Globo de qualidade” como 
ênfase na qualidade estética dos produtos televisivos 
da emissora. Mas isso é dizer muito pouco sobre uma 
estratégia ao mesmo tempo política e econômica. 
O padrão Globo de qualidade traduz-se, claro, pela 
qualidade estética de seus produtos, mas ele reúne 
elementos da ordem dos investimentos tecnológicos, 
da profissionalização do sistema de produção televisivo 
e do sistema de comercialização e implicou largamente 
a independência da TV das agências de publicidade e 
dos anunciantes. Para compreendermos melhor este 
processo, precisaremos voltar um pouco no tempo, ao 
início da história da televisão no Brasil.

A televisão, entre nós, 
já nasce como televisão 
comercial, privada, e se 
consolida como principal 

veículo de comunicação 
através dos vários projetos 
de modernização levados a 

cabo pelas elites brasileiras, 
na configuração de um estado 

nacional. 
Em 18 de setembro de 1950 acontece a inauguração 

da TV Tupi, de São Paulo, de Francisco de Assis 
Chateaubriand Bandeira de Melo, que era dono do 
grupo Diários Associados, o maior grupo de mídia do 
país, naquele momento. Os Diários Associados eram 
o grupo proprietário dos principais jornais, revistas 
e emissoras de rádio. Era dos Diários Associados a 
revista O Cruzeiro, principal revista ilustrada brasileira 
no século XX. Em 22 de novembro do mesmo ano são 
autorizadas as concessões da TV Record, da TV Tupi 
do Rio de Janeiro e da TV Jornal do Comércio, do 



9

O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

Recife. Em 1951, existem 7 mil aparelhos de TV no Rio 
e em São Paulo. Agências de publicidade, sobretudo a 
McCann Erikson e J.W. Thompson, as mais fortes, eram 
as responsáveis pela produção dos programas e pelas 
contratações de artistas e jornalistas. 

Nesse período, eram os anunciantes que estabeleciam 
a programação televisiva. O tempo da TV era vendido 
por um preço sempre abaixo do custo efetivo, daí 
porque o anunciante não só financiava como viabilizava 
a produção. Isso fica absolutamente evidente pelos 
nomes dos programas: Teatro Good-Year, Telenovela 
Mappin, Recital Johnson, Ginkana Kibon, Repórter 
Esso. Mesmo os programas jornalísticos recebiam 
patrocínio – a exemplo do Repórter Esso, o telejornal 
de maior audiência à época. “Anunciantes e agências de 
publicidade não eram meros vendedores de produtos, 
mas também produtores de cultura” (Ortiz, 1989, p. 61). 
Como as emissoras não conseguiam arcar com os custos 
de produção, era impossível administrar o tempo e o 
valor comercial da publicidade. 

Esse sistema só vai mudar no início dos anos 70, 
quando as agências começam a comprar os espaços 
televisivos, ao invés de patrocinar os programas. A 
experiência pioneira, nesse sentido, não foi da Globo, 
mas da TV Excelsior de São Paulo, que entrou no ar 
em julho de 1960 e foi a primeira emissora brasileira 
a padronizar sua programação horizontalmente e 
verticalmente. Implantando no Brasil a noção de grade 
televisiva, a TV Excelsior torna-se dentro de seis meses 
de operação, a líder de audiência na cidade de São Paulo8.

O padrão Globo de qualidade não pode ser 
compreendido sem o acordo inicial com o grupo Time-
Life 9 e sem as presenças de Joe Wallach, Walter Clark 
Bueno, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e 
Armando Nogueira, no comando do jornalismo, nos 
anos de consolidação da emissora. Em 1961, Roberto 
Marinho firma um contrato de assistência técnica com 
o grupo estadunidense Time-Life, segundo o qual a TV 
Globo ficaria responsável pela compra e instalação dos 
equipamentos e a Time-Life prestaria assessoria técnica 
para implantação da emissora – a TV Globo seria 
inaugurada em abril de 1965. Segundo Daniel Herz “a 
Time não assiste tecnicamente a TV Globo, mas de fato 
administra e gere todo seu patrimônio” (1987, p. 115). 

O contrato previa participação da Time-Life nos 
lucros líquidos da TV Globo, o que era ilegal segundo 
o artigo 160 da Constituição brasileira de 1946 e a Lei 
Nº 4.117, de 27 de agosto de 1962 que institui o Código 
Brasileiro de Telecomunicações 10. O artigo 160 da 

Constituição de 1946 afirmava: 
É vedada a propriedade de empresas jor-
nalísticas, sejam políticas ou simplesmente 
noticiosas, assim como a de radiodifusão, a 
sociedades anônimas por ações ao portador 
e a estrangeiros. Nem esses, nem pessoas 
Jurídicas, excetuados os Partidos Políticos 
nacionais, poderão ser acionistas de socie-
dades anônimas proprietárias dessas empre-
sas. A brasileiros [...] caberá, exclusivamen-
te, a responsabilidade principal delas e a sua 
orientação intelectual e administrativa.. 11

Logo depois da inauguração da TV Globo do Rio 
de Janeiro, os Diários Associados, grupo proprietário da 
Rede Tupi e também da revista O Cruzeiro, que tinha 
como principal concorrente na América Latina a revista 
Life, iniciaram uma campanha contra a presença de capital 
estrangeiro na mídia brasileira. João Calmon, deputado, 
diretor geral dos Diários Associados e presidente da 
Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão, 
e Carlos Lacerda, então governador da Guanabara, 
estado do Rio de Janeiro, denunciaram a existência de 
um acordo entre Roberto Marinho e o grupo Time-Life. 
Em outubro de 1965 o deputado Eurico de Oliveira 
apresentou um requerimento à Câmara dos Deputados 
pedindo a instauração de uma Comissão Parlamentar de 
Inquérito. A CPI durou quase um ano e terminou com 
um parecer desfavorável à Globo. Pouco tempo depois a 
TV Globo desfez o acordo com a Time-Life. 

De todo modo, o acordo inicial com a Time-Life 
foi fundamental para a consolidação empresarial da 
emissora, em pelo menos três aspectos: assessoria técnica 
para implantação dos equipamentos e treinamento de 
pessoal, assessoria contábil e administrativa e montagem 
de uma equipe brasileira que constituiria o padrão Globo 
de qualidade. A presença de Joe Wallach 12, empregado 
do grupo Time-Life na Globo era um dos principais 
motivos de desconfiança dos deputados durante a CPI, 
pois eles a consideraram uma evidência de que a empresa 
estadunidense estaria participando da orientação 
intelectual e administrativa da emissora. Wallach teve um 
papel fundamental na consolidação da TV e depois Rede 
Globo. No início, ele funcionava como uma espécie de 
assessor responsável pela contabilidade da Globo, mas 
seu papel foi muito mais amplo. 

Ainda em 1971, Joe Wallach naturalizou-se 
brasileiro e chegou a renunciar à cidadania 
americana, até que o Brasil passou a permi-



10

Itania Maria Mota Gomes – UFBA/BA/BR

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

tir dupla cidadania. Com o fim do acordo 
com a Time-Life, tornou-se diretor execu-
tivo da TV Globo, posto que o levou a in-
tegrar o Conselho Executivo da emissora. 
Nesse período, trabalhou junto ao Boni, na 
época diretor de programação e produção 
da emissora, na implantação do sistema de 
transmissão das ondas de TV, o começo do 
modelo de rede [...]  Wallach contribuiu, ain-
da, para a formação da Rede Globo através 
do programa de adesão das afiliadas espa-
lhadas pelo país, e das Centrais Globo, nú-
cleos como o de Jornalismo, o de Produção 
e o de Engenharia. Nesse mesmo período, 
assumiu o cargo de superintendente exe-
cutivo da emissora. Ainda nos anos 1970, 
Wallach participou da expansão dos negó-
cios da Rede Globo para o mercado inter-
nacional: iniciava-se a comercialização de 
novelas e séries para outros países 13.

Joe Wallach deixou a Rede Globo em 1980, mas 
tornou-se consultor da Rede Globo na Telemontecarlo, 
originalmente uma subsidiária da emissora brasileira 
na Itália. De volta ao Brasil, em 1991, integrou o 
grupo responsável pala criação da Globosat, primeira 
programadora de TV por assinatura brasileira 14.

Além de implantar um eficiente sistema de gestão 
financeira, “foi Wallach quem convenceu Roberto 
Marinho a dar a Walter Clark o cargo de diretor geral 
da TV Globo” 15. Walter Clark já tinha uma experiência 
de quase 10 anos de televisão quando foi trabalhar na 
Globo. Ele havia trabalhado na Interamericana, uma das 
maiores agências de publicidade brasileiras na época, e, 
depois, na TV Rio. Tornou-se primeiro diretor comercial, 
responsável por reestruturar o setor comercial e por 
reformular a programação e, depois, diretor-geral da TV 
Globo, que até então apresentava modestos índices de 
audiência no Rio de Janeiro, ficando atrás da TV Rio, 
da TV Excelsior e da TV Tupi. A Globo começou a 
ganhar audiência em fevereiro de 1966, quando, por 
determinação de Walter Clark, a emissora interrompeu sua 
programação durante três dias para realizar a cobertura 
completa das enchentes que atingiam a cidade do Rio de 
Janeiro. Sobre a relação entre Walter Clark e Joe Wallach, 
Luiz Eduardo Borgerth, diretor administrativo da TV 
Globo de São Paulo à época, dirá: “Nunca se apurou 
quem tinha razão, se o Joe ‘temos que gastar menos do 
que faturamos’ ou se Walter ‘temos que faturar mais do 

que gastamos’, pois logo ficou impossível gastar mais do 
que se ganhava” (Borgerth, 2003, p. 77).

Walter Clark foi o principal responsável, na Globo, 
pela profissionalização dos sistemas de produção e de 
comercialização. Como diretor geral ele “começou a 
realizar o seu sonho de fazer da televisão uma atividade 
séria, profissional, sólida, técnica e, principalmente, 
respeitada; não mais comandada ao sabor dos interesses e 
gosto das agências de publicidade que até então ‘traziam’ 
o seu programa pronto ou o roteiro do que queriam [...]” 
(Borgerth, 2003, p. 44). Isso implicou a independência 
da produção de conteúdo da TV Globo das agências de 
publicidade e dos anunciantes. “Para Walter Clark, as 
televisões deveriam ser como os jornais, que faziam seu 
produto sem ouvir os anunciantes” (Borgerth, 2003, p. 
45). Foi Walter Clark o responsável pela implantação de 
uma nova relação com as agências de publicidade e os 
anunciantes: a consolidação da programação da Globo 
possibilitou que a emissora passasse a vender o tempo 
nos intervalos comerciais da programação televisiva, 
e as agências passaram a comprar o tempo para seus 
anúncios, ao invés de patrocinar os programas. Para que 
isso fosse possível, no entanto, era fundamental assegurar 
boa programação e índices garantidos de audiência.

Walter Clark foi o responsável pela contra-
tação – para o cargo de superintendente de 
produção e programação –, em março de 
1967, de José Bonifácio de Oliveira Sobri-
nho, o Boni, com quem trabalhara na TV 
Rio e que o ajudaria a implantar o modelo 
de programação que levou a TV Globo ao 
posto de líder de audiência no país. Juntos, 
trouxeram para a emissora a noção de con-
tinuidade e foi deles a ideia de levar ao ar 
um programa jornalístico intercalando duas 
novelas, na faixa de programação conside-
rada o horário nobre. Também foi obra dos 
executivos a estruturação do núcleo de no-
velas da TV Globo e a criação de diversos 
programas de grande sucesso, como o Fan-
tástico (1973) e o Globo repórter (1973), entre 
outros 16.

Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho 
conceberam o formato de programação que a TV Globo 
adota até hoje, com a grade do horário nobre formada 
por três novelas, o Jornal Nacional entre a segunda e a 
terceira, e uma atração especial a seguir. 

Boni promoveu também importantes mudanças 



11

O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

na área artística da TV Globo. Foi ele quem concluiu 
ser imprescindível mudar os rumos da teledramaturgia 
da emissora, ainda presa ao dramalhão, ao perceber o 
filão que havia sido aberto com o sucesso da novela Beto 
Rockfeller, exibida em 1968 na TV Tupi, com direção de 
Walter Avancini e Lima Duarte. Com o aval de Walter 
Clark, Boni apostou em uma dramaturgia mais realista 
que retratava o cotidiano brasileiro contemporâneo, 
tendo sido responsável pela entrada de Daniel Filho, 
Dias Gomes e Janete Clair na Rede Globo. Em 1970, 
Boni passou a ser o superintendente de Produção e 
Programação da Rede Globo e era responsável por 
todas as áreas de programação da emissora, inclusive 
o jornalismo, que esteve sob a sua supervisão até 1995. 
Numa das decisões mais importantes para a consolidação 
do nível técnico, do faturamento e da audiência da TV 
Globo, Walter Clark passou para Boni também o comando 
operacional e o planejamento técnico da emissora, o que 
foi fundamental para racionalizar o uso da infra-estrutura 
técnica necessária à produção de conteúdo e à qualidade 
da programação da TV Globo. Em 1980, Roberto Irineu 
Marinho já ocupava a vice-presidência da Rede Globo 
e Boni assumiu a vice-presidência de operações da TV 
Globo, função que exerceu até 1997. Permaneceu como 
consultor da emissora até 2001, quando se afastou da 
Globo para criar TV Vanguarda, afiliada à TV Globo no 
interior de São Paulo. 

No jornalismo, Armando Nogueira foi um dos 
principais responsáveis pela consolidação de um padrão 
de qualidade. Ele, que também entrou na TV Globo 
pelas mãos de Walter Clark - quando, em setembro de 
1966, o programa esportivo Grande Resenha Facit, da 
TV Rio foi para a Globo carregando consigo todos os 
seus integrantes – criou e implantou o Jornal Nacional 
e o Globo Repórter. Entre outubro de 1966 e até 1990, 
Armando Nogueira esteve no controle do jornalismo, 
entre 66 e 74, na direção do departamento de Jornalismo 
da emissora, e, a partir de 1974, com as reestruturações 
internas da Globo, na chefia da Central Globo de 
Jornalismo, onde ficou até 1990. Na sequência do caso 
da edição que o Jornal Nacional fez do debate entre 
Fernando Collor de Mello e Luis Inácio Lula da Silva, 
no segundo turno das eleições presidenciais de 1989, 
afastou-se da Globo. Armando Nogueira morreu em 29 
de março último. 

Nos anos iniciais do Jornal Nacional, o padrão 
Globo de qualidade se traduziu por uma ênfase na 
qualidade técnica da produção em detrimento do 
conteúdo jornalístico, em razão dos limites impostos 

pela censura. Ainda que o governo do general Ernesto 
Geisel (1974-1979) tenha iniciado o período de distensão 
e de liberalização política da ditadura militar, só a partir 
do governo do general João Batista Figueiredo (1979-
1985), é que o Departamento de Jornalismo não recebeu 
mais nenhuma ordem de censura. Segundo Armando 
Nogueira, no entanto, a censura permaneceu em forma 
de autocensura, praticada pelos próprios profissionais da 
TV  Carvalho, 1979-1980). 

Assim, qualidade e confiabilidade eram, no 
programa, o resultado do investimento da emissora 
na contratação dos melhores profissionais, na melhor 
tecnologia disponível e na transmissão em rede nacional, 
configuradora de uma identidade nacional brasileira. 
Desde esse período, podemos dizer que o Jornal 
Nacional se equilibra entre a quase perfeição técnica (de 
imagem) e um tom oficial ou institucional. Desde então, 

a Globo manteve o 
hábito de oferecer um 
tratamento bastante 

generoso às autoridades 
governamentais ao mesmo 

tempo em que não abre 
mão de sua independência 
econômica, aquela que lhe 

garante poderio tecnológico, 
qualidade de seus produtos 
e, consequentemente, altos 

índices de audiência.
O padrão Globo de qualidade significa, então, uma 

composição de elementos – econômicos, comerciais, 
políticos, tecnológicos, produtivos, estéticos - que 
colocou a Globo em vantagem em relação às demais 
emissoras existentes no Brasil. Ele pode ser interpretado 
como a melhor evidência de que a Globo foi, no momento 
de consolidação da televisão no Brasil, a emissora que 
melhor percebeu as potencialidades do veículo e que 
melhor reuniu as condições econômicas e políticas para 
transformar a sua programação num objeto de consumo 
de massa. Se, hoje, o padrão Globo de qualidade dá 



12

Itania Maria Mota Gomes – UFBA/BA/BR

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

personalidade à programação da emissora e tornou a TV 
Globo uma das principais marcas no mercado midiático 
mundial, naquele momento ele foi o responsável pela 
sobrevivência econômica e política da emissora. 

REFERÊNCIAS

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e Oposição no Brasil 
(1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1984.

BONNER, William. Jornal Nacional: modo de fazer. Rio de 
Janeiro: Globo, 2009. 

BORGERTH, Luiz Eduardo. Quem  e como fizemos a TV 
Globo. São Paulo: A Girafa, 2003.

CARVALHO, Elizabeth. Telejornalismo, a década da 
tranquilidade. In: KEHL, Maria Rita; RIBEIRO, Santuza 
Naves, CARVALHO, Elizabeth. Anos 70: Televisão. Rio 
de Janeiro: Europa, 1980.

CRUZ, Renato. A TV Globo e a Embratel. In: O Estado 
de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.
com.br/tvdigital/globoembratel.shtm>. Acesso em 15 
jul. 2009.

HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto 
Alegre: Tchê, 1987.

REZENDE, Guilherme Jorge. Telejornalismo no Brasil: um 
perfil editorial.  São Paulo: Summus, 2000.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. Cultura 
brasileira e indústria cultural. 2 ed, São Paulo: Brasiliense, 
1989.

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. 
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MOYA, Álvaro. Glória In Excelsior. Ascensão, apogeu 
e queda do maior sucesso da televisão brasileira. São 
Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

VEJA. O país numa rede. Revista VEJA, ed. 62, 3 set. 
1969, p. 68. Disponível em <http:// veja.abril.com.br/
acervodigital>.

CAPARELLI, Sérgio; SANTOS, Suzy. O setor 
audiovisual brasileiro: entre o local le o internacional. 

EPTIC – Revista de Economía Política de las Tecnologías de la 
Información y Comunicación, v. VII, n. 1, Ene. 2005.

JAMBEIRO, Othon. Raízes históricas da regulamentação 
de TV no Brasil. In: Textos de Cultura e Comunicação, n. 35, 
Salvador: Facom/UFBA, 1996.

JAMBEIRO, Othon. A regulação da TV no Brasil: 75 
anos depois, o que temos? Estudos de Sociologia, v. 3, n. 24, 
p. 85-104, 2008.

NOTAS 

1 Na telenovela das 21h, que tem mais audiência, uma 
inserção semelhante sai por 365 mil reais.
2 Segundo dados do Ibope, em http://www.
almanaqueibope.com.br 
3 Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 
VIII Lusocom, em Lisboa/Portugal, abril de 2009.
4 Do site do programa: http://jornalnacional.globo.
com/Telejornais/0,,GEN971-10405,00.html. Hilton 
Gomes apresentou o programa até 1972 e Cid Moreira 
permaneceu na função por 27 anos, até 1996, quando 
foi substituído por William Bonner, atual apresentador e 
editor-chefe do telejornal.
5  Ver em Veja, 1969, a reprodução do anúncio.
6 A Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento 
está associada a teorias geopolíticas, ao antimarxismo e às 
tendências conservadoras do pensamento social católico 
e prevê uma relação estreita entre desenvolvimento 
econômico e segurança interna e externa. No contexto 
brasileiro, ela surge como resposta ao crescimento dos 
movimentos sociais da classe trabalhadora – daí sua 
ênfase na ameaça de subversão interna e na guerra 
revolucionária. A DSND representa a consolidação 
da ideologia de segurança nacional, transplantada para 
o Brasil após a 2ª Guerra Mundial, quando vários 
militares brasileiros de alta patente foram treinados no 
National War College, nos Estados Unidos. Seu objetivo 
principal era garantir metas de segurança para implantar 
uma geopolítica para todo o Cone Sul do Continente 
Americano, capaz de bloquear o perigo expansionista 
do comunismo internacional. Na perspectiva da DSND, 
não pode haver segurança nacional sem um alto grau 
de desenvolvimento econômico. O principal ideólogo 
da DSND foi o general Golbery do Couto e Silva. Ver 
Alves (1984).
7 Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil entre 1956 
e 1961, período no qual desenvolveu o Plano Nacional de 



13

O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

Desenvolvimento, caracterizado pelo lema Cinqüenta anos 
em cinco. Seu Plano de Metas organizava-se em torno de seis 
grandes áreas: energia, transportes, alimentação, indústria 
de base, educação e a construção de uma nova capital para 
o Brasil, Brasília. Sua plataforma desenvolvimentista incluía 
a abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro, a 
implantação da indústria automobilística, da indústria naval, 
a expansão da indústria pesada, a construção de usinas 
siderúrgicas e de grande usinas hidrelétricas, como Furnas 
e Três Marias, a construção de rodovias transregionais e o 
aumento da produção de petróleo da Petrobrás. No governo 
do General Ernesto Geisel, os militares lançam o II Plano 
Nacional de Desenvolvimento (1975-1979).
8 Em 1963 a TV Excelsior lançou um dos principais 
telejornais brasileiros, o Jornal de Vanguarda, que 
ganhou o Prêmio Ondas, concedido pela Sociedad 
Española de Radiodifusion S.A, membro efetivo da 
Union Européenne de Radio-Télévision, que organizou 
os Prêmios Ondas de Radio e Televisão a partir de 
1954, como o melhor telejornal do mundo. Em 1968 
o programa sai do ar, em razão da edição do Ato 
Institucional nº5, o mais abrangente e autoritário ato 
editado pela ditadura, que suspendeu direitos políticos 
no Brasil. A Excelsior é fechada, em dezembro de 1970, 
na sequência de uma série de problemas com o Governo 
Militar. Para uma história da TV Excelsior, ver Moya 
(2004).
9 A Time Life é uma das mais importantes produtoras e 
distribuidoras de livros, música, vídeos, dvds e produtos 
multimídia. Ela foi fundada em 1961 como uma divisão da 
Time Inc., especializada em livros. Seu nome tem origem nas 
duas principais revistas dos anos 60, a Time e a Life. Em 2003, 
a Time Life foi adquirida por Ripplewood Holdings L.L.C. 
e ZelnickMedia Corporation para tornar-se parte da Direct 
Holdings Worldwide L.L.C. Ver www.timelife.com.
10 No Brasil, somente a Emenda Constitucional Nº 36, 
de 28 de maio de 2002 (http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc36.htm) abre 
a possibilidade de participação do capital estrangeiro na 
mídia brasileira, o que será regulado pela Lei Nº 10.610, 
de 20 de dezembro de 2002 (http://www.planalto.gov.
br/CCIVIL/LEIS/2002/L10610.htm), que dispõe 
sobre a participação de capital estrangeiro nas empresas 
jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens. 
Estrangeiros e brasileiros naturalizados há menos de 
dez anos podem deter até 30% do capital votante e do 
capital total das empresas jornalísticas e de radiodifusão, 
assegurados aos brasileiros natos e naturalizados há mais 
de dez anos o controle e a elaboração da programação, da 
linha editorial e do conteúdo jornalístico. Essas alterações 

na legislação brasileira são decorrência da assinatura do 
General Agreement on Trade in Services (GATS), que 
regulamenta, no âmbito da Organização Mundial do 
Comércio, todas as formas de prestação de serviços 
realizadas pelo comércio internacional. Ele foi aprovado 
em 15 de fevereiro de 1997 e implica o compromisso 
dos estados-membro da OMC em liberalizar seus 
serviços básicos de telecomunicações, ou seja, abrir o 
setor à participação do capital estrangeiro. No Brasil, 
que é membro da OMC desde 1º de janeiro de 1995, 
o marco regulatório inicial foi a emenda constitucional 
nº. 8, promulgada em agosto de 1995 e transformada na 
Lei Geral das Telecomunicações –  Lei nº. 9.472/978, 
de julho de 1997, que revogou o antigo Código 
Brasileiro de Telecomunicações. A LGT não só autoriza 
a exploração dos serviços de telecomunicação pela 
iniciativa privada, como estabelece a criação de um órgão 
regulador para o setor, que virá a ser a Agência Nacional 
de Telecomunicações. A regulamentação neoliberal dos 
anos 90 enfatizou, em todos os setores, a abertura do 
mercado nacional ao capital estrangeiro, considerada 
uma via fundamental para o desenvolvimento do país. 
A transferência dos serviços prestados por empresas 
estatais ao controle privado e a abertura do mercado 
nacional ao capital estrangeiro foram a via política 
construída para a modernização do país sob o Governo 
Collor e em consonância com as diretrizes econômicas 
do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. 
Sobre a regulação das comunicações no Brasil, ver 
Jambeiro (1996; 2008); Caparelli & Santos (2005), 
Bolaño (2003).
11 A íntegra da constituição pode ser consultada em www.
planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao46.
htm 
12 Ver em  http://memoriaglobo.globo.com/Memoriag
lobo/0,27723,GYP0-5271-269233,00.html um perfil de 
Joe Wallach.
13 Memória Globo: http://memoriaglobo.globo.com/
Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-269233,00.html, 
Acesso em: 09 mar. 2010.
14 A Globosat surgiu em 1991, a partir da reunião de 
quatro canais de TV por assinatura, o Telecine, o 
GNT, o  Multishow e o Top Sports (hoje SporTV). No 
início, a empresa era produtora de conteúdo e também 
distribuidora. Em 1993 as Organizações Globo criaram 
a Net Brasil, empresa destinada apenas às atividades de 
venda, distribuição e prestação de serviço na área de 
TV por assinatura. A Globosat tornou-se uma empresa 
exclusivamente voltada para a programação e a geração 



14

Itania Maria Mota Gomes – UFBA/BA/BR

Revista FAMECOS • Porto Alegre • v. 17 n. 2 • p. 5 - 14 • maio/agosto • 2010

de conteúdo. Além dos quatro canais iniciais, hoje a 
Globosat possui também a Globo News, um canal de 
notícias 24 horas, o Universal Channel, o Shoptime, o 
Canal Brasil e o conjunto Telecine, que virou uma rede 
com cinco canais de diferentes gêneros de filmes, além 
de operar por pay per view. Além da distribuição por 
cabo, desde 1996 a empresa opera também o sistema 
Sky, que distribui o sinal digital diretamente do satélite 
para miniparabólicas instaladas nos domicílios dos 
assinantes. Hoje a Globosat é líder no mercado de TV 
por assinatura no Brasil. A Globosat saltou de 350 
funcionários e quatro canais, em 1994, para 24 canais e 
mais de 1.000 funcionários, em 2008. São 16,5 milhões 
de telespectadores distribuídos por mais de 4,8 milhões 
de domicílios-assinantes. É a programadora de maior 

alcance médio diário: 6,1 milhões de telespectadores 
diferentes, em dados de janeiro a abril de 2009. Em 
dados atuais, dentre as 100 exibições de maior audiência 
da TV por Assinatura no primeiro semestre de 2009, 
93 são da Globosat e cerca de 56% do tempo médio 
dedicado pelo público à TV por assinatura no horário 
nobre estão distribuídos entre os Canais Globosat. Ver 
http://globosatcomercial.globo.com 
15 Memória Globo: http://memoriaglobo.globo.com/
Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-269233,00.html.  
Acesso em: 09 mar. 2010.
16 Memória Globo: http://memoriaglobo.globo.com/
Memoriaglobo/0,27723,GYP0-5271-256116,00.html. 
Acesso em: 09 mar. 2010.


