
 OPEN ACCESS

 https://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40498

REVISTA FAMECOS
mídia, cultura e tecnologia

Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021
e-ISSN: 1980-3729 | ISSN-L: 1415-0549

Artigo está licenciado sob forma de uma licença 

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

1  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Bauru, SP, Brasil.

Octavio Penna Pieranti1

orcid.org/0000-0002-2719-2431
octavio.pieranti@gmail.com

Recebido em: 27 mar. 2021. 
Aprovado em: 21 ago. 2021. 
Publicado em: 05 nov. 2021.

Resumo: Em 17 de julho 1980, o governo federal decretou o fim da TV Tupi, ao não 
renovar sete de suas nove outorgas. No ano seguinte, viabilizou a criação de duas 
novas redes de televisão, SBT e Manchete, que, com as frequências antes usadas 
pela TV Tupi, vieram, na prática, a substitui-la. O objetivo deste artigo é resgatar o 
último mês da rede pioneira da televisão brasileira, com base em documentos do 
governo federal e, mais especificamente, produzidos por unidades vinculadas ao 
seu Serviço Nacional de Informações (SNI). Mesmo públicos, esses documentos 
não são de conhecimento, nem de uso comum. Assim, este artigo contribui para 
a reanálise de um caso central para a radiodifusão brasileira na década de 1980, 
bem como para a preservação da memória da TV Tupi e da administração pública.

Palavras-chave: Radiodifusão. TV Tupi. Renovação de outorgas.

Abstract: On July 17, 1980, the federal government decreed the end of TV Tupi, 
by failing to renew seven of its nine licenses. In the following year, it made possible 
the creation of two new television networks, SBT and Manchete, which used the 
frequencies previously used by TV Tupi to replace it. The purpose of this article is 
to rescue the last month of the pioneer network of Brazilian television, based on 
documents from the federal government and, more specifically, produced by the 
National Information Service (SNI). Although public, these documents are not known 
by the public in general, nor are commonly quoted. Thus, this article contributes 
to the reanalysis of a central case for Brazilian broadcasting in the 1980s, as well 
as to the preservation of the memory of TV Tupi and the public administration.

Keywords: Broadcasting. Tupi TV. Renewal of grants.

Resumen: El 17 de julio de 1980, el gobierno federal decretó el fin de TV Tupi, al 
no renovar siete de sus nueve licencias. Al año siguiente, posibilitó la creación de 
dos nuevas cadenas de televisión, SBT y Manchete, que, con las frecuencias que 
anteriormente utilizaba TV Tupi, llegaron a reemplazarlo en la práctica. El propósito 
de este artículo es rescatar el último mes de la cadena pionera de la televisión 
brasileña, a partir de documentos del gobierno federal y, más específicamente, 
producidos por unidades vinculadas a su Servicio Nacional de Información (SNI). 
Aún que públicos, estos documentos no son conocidos del público en general, ni 
son de uso común. Así, este artículo contribuye a la reanálisis de un caso central 
de la radiodifusión brasileña en la década de 1980, así como a la preservación 
de la memoria de TV Tupi y de la administración pública.

Palabras clave: Radiodifusión. Tupi TV. Renovación de licencias.

SEÇÃO: TELEVISÃO

A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o 
Serviço Nacional de Informações (SNI)

The pioneer says goodbye: the last month of TV Tupi, according to the National 
Information Service (SNI)

La pionera se despide: el último mes de TV Tupi, según el Servicio Nacional de 
Información (SNI)

https://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40498
https://orcid.org/0000-0002-2719-2431
mailto:octavio.pieranti@gmail.com


2/11 Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021 | e-40498

Introdução

Emissora pioneira da TV brasileira, a TV Tupi 

de São Paulo entrou no ar no dia 18 de setembro 

de 1950. A ela se seguiram a TV Tupi do Rio de 

Janeiro e, posteriormente, estações em outras 

cidades, que retransmitiam, durante grande parte 

do tempo, a programação das duas primeiras. 

Compunham o que se tornou conhecido como 

Rede Tupi ou Rede Associada, em alusão ao 

nome Diários Associados, o principal grupo de 

comunicação brasileiro na primeira metade do 

século XX, ao qual se vinculavam. Neste artigo 

se usará com mais frequência o termo TV Tupi, 

por ser a nomenclatura mais comum.

A TV Tupi manteve-se como líder absoluta de 

audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro até 

meados da década seguinte, quando principal-

mente TV Rio, TV Excelsior e, depois, TV Globo 

começaram a ameaçar sua supremacia. À época, 

era crescente o número de aparelhos receptores. 

Outras capitais de estados, além de municípios 

de grande e de médio porte do interior do país, 

passavam a dispor de suas próprias estações, 

muitas vezes afiliadas às emissoras citadas para 

a formação de embriões de redes.

A semente da crise que levaria à derroca-

da da emissora pioneira começava a germinar 

nessa época. A partir da metade da década de 

1970, como se verificará a seguir, os problemas 

tornaram-se evidentes para quem trabalhava 

no setor e, depois, para os telespectadores. A 

literatura costuma registrar uma multiplicidade 

de causas da crise, tais como o adoecimento e a 

morte de Assis Chateaubriand, dono dos Diários 

Associados, grupo ao qual pertencia a TV Tupi, 

o que deflagrou disputas; a complexa arquite-

tura institucional por ele criada, na forma de um 

condomínio de dirigentes; problemas gerenciais 

e financeiros; rivalidade entre as emissoras de 

São Paulo e do Rio de Janeiro; atrasos salariais; 

greves; e até catástrofes, como o incêndio nas 

instalações paulistanas, que consumiu equipa-

mentos modernos e recém-comprados.

Com o fim da vigência de sete das nove ou-

torgas de TV que integravam a rede própria dos 

Diários Associados, o governo federal decidiu, 

em 1980, declará-las peremptas e, portanto, 

insuscetíveis à renovação. Ato contínuo, lacrou 

os transmissores das estações, enquanto uma 

delas, a do Rio de Janeiro, transmitia, desde a 

noite anterior, uma vigília dos funcionários que 

pediam clemência ao presidente da República e 

a consequente sobrevivência da emissora. Não 

adiantou: no dia 18 de julho, dois meses antes 

de completar seu 30º aniversário, sete estações 

saíram do ar – era o fim da TV Tupi.

Em linhas gerais, essa é a história – resumida 

ao extremo – da rede pioneira de TV no Brasil. O 

objetivo deste artigo é resgatá-la, em um recorte 

de tempo limitado e segundo uma perspectiva 

específica. Será abordado aqui centralmente o 

último mês de vida da TV Tupi, na avaliação do 

governo federal e, mais especificamente, do seu 

Serviço Nacional de Informações (SNI).

Para isso, a próxima seção aprofundará a dis-

cussão sobre a perspectiva em tela e o contexto 

imposto à TV Tupi pela legislação nacional. Na se-

quência, serão tratadas as semanas compreendidas 

entre meados do mês de junho e de julho de 1980. 

A seguir e antes das considerações finais, este artigo 

versará sobre os atos que definiram a perempção, 

bem como o seu enquadramento legal, e sobre os 

desdobramentos da decisão do governo federal.

Um olhar específico sobre a TV Tupi

Como seria razoável supor, a história da emis-

sora de TV pioneira do Brasil e de sua rede foi 

contada, recontada e debatida por diferentes 

autores, em vários projetos e com abordagens 

bastante diversificadas. Personagens centrais 

foram biografados (MORAIS, 1994) ou escreve-

ram sua autobiografia (CALMON, 1999). Artistas 

(ALVES, 2008) e jornalistas (MESQUITA, 1982) 

da emissora deixaram os seus depoimentos. 

Governos editaram sua trajetória (SILVA, 2004). 

A fundação que carrega o nome do criador dos 

Diários Associados publicou a história do grupo 

(CARNEIRO, 1999). Quando a televisão brasileira 

completou setenta anos, em 2020, a Associação 

Brasileira de Emissoras de Rádio e de Televisão 

(Abert) editou uma série em três volumes sobre 

a TV Tupi (FRANCFORT; VIEL, 2020). A essas re-



Octavio Penna Pieranti
A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o Serviço Nacional de Informações (SNI) 3/11

ferências se somam inúmeros livros e artigos 

acadêmicos sobre o setor, que tratam, em maior 

ou menor grau, da TV Tupi. Alguns deles, inclusive, 

foram publicados nesta revista (BRANDÃO; LINS; 

MAIA, 2011; FERNANDES; COUTINHO; MATA, 2011).

Essa profusão de reflexões sobre a TV Tupi 

contribui não apenas para a preservação de sua 

memória, como também para uma visão multifa-

cetada da sua existência. Essa abordagem se co-

aduna com a historiografia contemporânea, que, a 

partir da publicação de Annales e da construção do 

paradigma da Nova História, começou a migrar de 

uma abordagem centrada quase exclusivamente 

em fatos e personagens políticos justamente para 

uma mais diversa, que acolhe memórias pesso-

ais e trajetórias de organizações (DOSSE, 1991), 

dentre outras, sempre a partir de um ponto de 

vista atrelado a uma perspectiva de interpretação 

(TUCHMAN, 1994). Foi ampliado, nessa mudança, 

o rol de fontes aceitas em pesquisas acadêmicas, 

sempre sujeitas, claro, a relativizações e à exposi-

ção de suas fragilidades. Em outras palavras, re-

latos pessoais, por exemplo, ganharam relevância 

para investigações historiográficas, devendo-se 

sempre lembrar, contudo, que compreendem um 

dentre tantos vieses possíveis.

No caso da TV Tupi, a maior parte das obras e 

páginas a ela dedicada refere-se aos seus áureos 

tempos, que compreendem o pioneirismo, a fase 

de liderança absoluta de audiência e o seu caráter 

inovador no novo meio de comunicação que se 

instalava no Brasil da década de 1950. Relatos 

sobre a crise e o fim são minoritários, ainda que 

relevantes. Destaca-se, ainda, em ambos os casos 

um acervo audiovisual considerável, parte dele 

digitalizado e disponível na internet. A título de 

exemplo, vale lembrar que os últimos minutos 

de transmissão da TV Tupi do Rio de Janeiro, 

com a vigília dos funcionários, estão disponíveis 

em plataformas de vídeos on-line e podem ser 

assistidos por qualquer interessado.

Este artigo encaixa-se no segundo grupo (o dos 

relatos sobre a crise e o fim), fazendo um recorte 

de tempo limitado deste período: o último mês 

de existência da TV Tupi. Além disso, evita as in-

terpretações pessoais de dirigentes, profissionais 

e telespectadores da emissora e busca recuperar 

o olhar de um ator decisivo para o desenlace: o 

governo federal e, mais especificamente, o SNI, 

serviço de inteligência da ditadura militar. Não 

foram encontrados trabalhos anteriores sobre o fim 

da TV Tupi que tenham este enfoque como central.

Com isso, são incorporadas algumas refe-

rências que talvez não sejam tão claras para os 

demais atores. Por exemplo: para estes, um marco 

simbólico do início da crise pode ser o período 

em que o pagamento de salários começou a 

atrasar, o incêndio no prédio da emissora em São 

Paulo ou as greves de seus funcionários. Para o 

governo federal, porém, essa crise começou a se 

fazer sentir, pelo menos, cerca de uma década 

antes, com a promulgação do Decreto-lei nº 236, 

de 28 de fevereiro de 1967. Como esse tema será 

importante na análise adiante, faz-se necessária 

sua contextualização.

Como forma de combater a concentração eco-

nômica no setor de radiodifusão, esse instrumento 

normativo foi o primeiro, no Brasil, a estabelecer 

um número máximo de outorgas que uma mes-

ma entidade poderia deter. Previa, por exemplo, 

um limite de dez emissoras de TV, sendo, no 

máximo, cinco em VHF e duas por estado, assim 

como fixava, também, o máximo de estações de 

rádio, divididas por serviço (FM, OM, OT e OC) e 

abrangência. Desde o início, os Diários Associados 

encontravam-se em desacordo com o fixado no 

decreto-lei, por superarem consideravelmente 

esses limites, já que haviam se expandido em 

um cenário de inexistência de regras similares. 

Por mais que o governo federal tenha concedido 

sucessivos prazos que esse grupo (e outros) se 

adequassem às novas regras, transferindo parte 

de suas estações, criou-se um ambiente de diver-

gência permanente com os Diários Associados.

No centro dessa decisão, estava, entre outros, 

Euclides Quandt de Oliveira. Como presidente do 

Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel), 

órgão regulador do setor até a criação do Ministério 

das Comunicações (MC), ocorrida três dias antes 

da edição do decreto-lei, Quandt de Oliveira dera 

forma às novas regras. Sete anos depois, voltou ao 

governo federal, desta vez na condição de ministro 



4/11 Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021 | e-40498

das Comunicações do governo Geisel, quando 

retomou o embate com os Diários Associados pelo 

mesmo motivo. Dessa vez, a divergência esten-

dia-se também ao grupo Globo. Curiosamente, 

espalhava-se o boato de que, na verdade, sua 

contenda com os Diários Associados seria uma 

forma de privilegiar o grupo Globo (HERZ, 2009).

O ministro entendia que o conceito de “en-

tidade” do decreto-lei se referia, na verdade, a 

“grupo econômico”. Ou seja, um mesmo grupo 

não poderia dividir suas outorgas entre empre-

sas a ele vinculadas, porque isso caracterizaria, 

na sua opinião, uma burla ao decreto-lei. Com 

essa interpretação, a situação dos Diários As-

sociados tornava-se ainda mais grave, já que 

o grupo mantinha diversas empresas que, por 

sua vez, detinham as outorgas. Décadas depois, 

em entrevista, Quandt de Oliveira lembrou-se 

de um episódio marcante, enquanto ainda era 

presidente do Contel e antes mesmo da edição 

do combatido Decreto-lei nº 236/67:

Em 1966 houve uma reunião da Abert em 
Salvador. O Contel funcionava no Rio de Janeiro, 
onde eu estava. Aí me avisaram: “olha, saiu um 
ataque forte da Abert contra o Castello Branco, 
dizendo que ele estava fazendo tudo para dar 
força à Globo”. Eles faziam uma onda muito 
forte. Aí eu viajei para Salvador e fui à reunião 
da Abert. Receberam o presidente do Contel 
de braços abertos. O [Assis] Chateaubriand 
estava presente numa cadeira de rodas. Aí fiz 
um discurso: “doutor Chateaubriand, principal 
responsável pela Rede dos Diários Associados, 
presidente de honra da Abert; doutor fulano 
de tal, dos Diários e presidente da Abert etc.” e 
fui mencionando um por um: todos eram dos 
Diários e da Abert. Quando cheguei ao sexto 
nome, era um murmúrio geral. Acabou o negó-
cio e fui justificando, mostrando as razões por 
que as coisas tinham sido feitas. Ele fez uma 
proposta muito forte contra a Globo, dizendo 
que a Globo não podia ter feito aquilo, que não 
podia ter feito acordo com a Time-Life, aquilo 
tudo. Aí eles fizeram um recurso ao Presidente 
da República, que foi ao Consultor Geral da 
República, mas isso depois dessa reunião da 
Abert. Quando acabou a reunião, o pessoal da 
Abert não me acompanhou até a porta. Queria 
mostrar que os Diários Associados dominavam 
toda a área de radiodifusão. Depois fui procurado 
por gente que não tinha nada com a Globo, que 
dizia “parabéns pelo negócio dos Diários, a gente 
não aguenta mais” (PIERANTI, 2019, p. 49-50).

Mais que a visão do governo federal sobre a 

TV Tupi, o que se pretende resgatar neste artigo, 

como já mencionado, é a interpretação do SNI 

sobre seus últimos momentos. Esta é depreen-

dida da análise documental de relatórios hoje 

públicos e disponíveis, para consulta de qual-

quer interessado, no Sistema de Informações 

do Arquivo Nacional (SIAN), acessível mediante 

cadastro gratuito. Os documentos analisados a 

partir da próxima seção não foram assinados por 

servidores públicos, tendo sido elaborados por 

três unidades em específico do SNI: a agência 

central; a agência regional de São Paulo; e a 

Divisão de Segurança e Informações (DSI) do 

Ministério das Comunicações. Em que pese o 

art. 29 do Decreto-lei n.º 200/67 ter previsto DSIs 

nos ministérios ditos civis como unidades de 

assessoramento do ministro, também previu sua 

colaboração com o SNI. Regulamentação pos-

terior também previa essa subordinação híbrida. 

No que tange à análise documental, chame-se 

atenção, ainda, à seguinte ressalva:

[...] os documentos são escritos com um pro-
pósito específico voltado para a audiência 
desejada e isso é o fator que afeta de forma 
mais significante tanto a imagem, quanto a 
apresentação do material. Uma característica 
de documentos governamentais tanto no nível 
nacional, quando no local é a sua assepsia. É im-
provável que eles reflitam desacordos e muito 
do que é escrito volta-se para a construção de 
uma imagem de construção linear, sistemática 
e racional da política (JACOBS, 2001, p. 132).

Assim, por se julgar que o uso acrítico de 

documentos oficiais pode levar a uma análise 

equivocada e, nas palavras de Jacobs (2001), 

asséptica, proceder-se-á, no decorrer deste ar-

tigo, à contextualização e à interpretação das 

informações sempre que necessário. De toda 

sorte, como se verá, esses documentos não se 

caracterizam por uma contumaz assertividade.

Os últimos momentos da crise

O mês de junho de 1980 começou com uma 

reação do principal dirigente do condomínio dos 

Diários Associados às críticas dirigidas à TV Tupi. 

João Calmon, presidente do condomínio, senador 

da República e ex-presidente da Abert, deu uma 

longa entrevista à emissora do Rio de Janeiro 

no domingo, dia 8, transcrita em 30 páginas e 



Octavio Penna Pieranti
A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o Serviço Nacional de Informações (SNI) 5/11

anexada a relatório do SNI. Propôs-se a falar 

sobre a crise da TV brasileira. Dedicou parte do 

tempo a críticas à TV Globo, em função do acor-

do celebrado com o grupo Time-Life, objeto de 

investigações parlamentares na década de 1960 

(HERZ, 2009). Entendia que a TV Tupi era vítima 

“do massacre da TV Globo e do grupo Time-Life” 

(CALMON, 1980, p. 5), já que o recebimento de 

recursos estrangeiros teria permitido à emissora 

contratar os principais talentos das concorrentes 

por valores incomparáveis. Lembrou que, como 

presidente do condomínio, tinha poucas atri-

buições estatutárias. Em trecho sublinhado na 

transcrição, enunciou os meios de comunicação 

dos Diários Associados à época: 26 jornais, 26 

emissoras de rádio e 13 de TV, espalhados por 24 

UFs, sendo que a crise seria localizada apenas em 

São Paulo. Fruto dos problemas, a greve eclodira 

e o senador a reconheceu como legal (em con-

formidade com a legislação à época). Interpretou 

que a crise se estendia a outras emissoras e insi-

nuava a necessidade de uma estatização do setor. 

Em meio a elogios ao presidente da República, 

João Figueiredo, concluiu: “Para que sobreviva 

o regime capitalista, para que sobreviva a livre 

iniciativa, para que a meta de João Figueiredo seja 

atingida, é necessário, é indispensável, que não 

entre em colapso a pioneira [...]” (CALMON, 1980, 

p. 30). A meta de Figueiredo, na sua análise, era 

o restabelecimento da democracia.

A entrevista do senador Calmon gerou re-

percussão, não havendo evidências, porém, de 

que tenha surtido qualquer efeito positivo para a 

renovação das emissoras. A Abert divulgou nota 

contradizendo seu ex-presidente: “a situação 

descrita pelo senador não se estende além das 

empresas pertencentes ao Condomínio que pre-

side. Quanto ao apelo à estatização, dispensa-se 

a Abert de comentá-lo [...]” (FRANCFORT; VIEL, 

2020, p. 570-571). No jornal O Globo foi publicada 

longa reportagem tendo, como principal fonte, 

o jornalista Humberto Mesquita, representante 

dos grevistas. Seu título era uma clara resposta 

à entrevista: “Televisão do Brasil vai muito bem. 

Rede Tupi é que está mal”. Mesquita lembrou que 

a greve em São Paulo, deflagrada em maio, não 

era fruto de grupos radicais, mas sim da insatis-

fação de funcionários com salários atrasados. En-

quanto isso, as condições de trabalho pioravam, 

por exemplo, com o corte das linhas telefônicas 

da emissora. Relatou ter se reunido com diversos 

ministros, que teriam sido sensíveis aos pleitos, 

mas criticou indiretamente o governo federal por 

não ter tomado ainda uma medida concreta. E 

explicitou o pedido: “pedimos a transferência da 

concessão, não a cassação. Queremos manter 

o mercado de trabalho. Queremos apenas o 

cumprimento da lei, ou seja, do decreto 236, 

que permite, ou melhor, impõe a intervenção 

do governo, da União, em caso de incapacidade 

financeira” (TELEVISÃO..., 1980).

No dia 17 de junho, a agência central do SNI 

manifestou-se por meio da Informação nº 168/19/

AC/80, baseada em relatório anterior de fevereiro, 

a ele anexado. Segundo o documento, em de-

zembro de 1979, a empresa recebera empréstimo 

da Caixa Econômica Federal, mas o valor era 

pouco maior que a folha de pagamento mensal. 

O déficit das emissoras de TV e de rádio, em São 

Paulo, chegava a Cr$30 milhões, superando em 

seis milhões o valor da soma dos salários de 1.240 

funcionários. Lembrou que se encontrava em 

curso a segunda greve, reconhecida como legal, 

mas que a primeira já durara quase um mês entre 

janeiro e fevereiro. Nesse meio tempo, haviam 

surgido grupos interessados na transferência das 

outorgas, como a Rede Capital de Comunicações 

e a Atlântica Boa Vista, mas as negociações não 

prosperaram. De acordo com o SNI, “a situação 

acabou tornando-se ainda mais caótica” em fun-

ção da desativação do departamento de novelas, 

da falta de anúncios publicitários e da saída de 

funcionários (BRASIL, 1980c, p. 2).

Resumiu, ainda, declarações do senador João 

Calmon. Ele indicara que um dos grupos interes-

sados desistira do negócio após sofrer ameaças e 

manifestava preocupação com “o monopólio nas 

mãos de um só grupo privado, o da Rede Globo” 

(BRASIL, 1980c, p. 3). O senador sinalizara, ainda, 

a existência de um projeto que poderia aportar 

US$50 milhões na emissora. A seguir, o SNI rela-

tou críticas dirigidas a Calmon, nomeadamente 



6/11 Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021 | e-40498

pelos jornalistas Humberto Mesquita e David 

Nasser, este um condômino até recentemente, 

depois de ter sido um dos principais jornalistas 

dos Diários Associados durante décadas. 

Por fim, o SNI sugeriu três alternativas: a pri-

meira seria “um grupo adquirir os direitos dos 

condôminos, a ponto de reativar a rede”; outra, a 

vitória de Gilberto Chateaubriand, descendente de 

Assis, na ação judicial que movia, viabilizando um 

leilão do acervo; e, por fim, uma intervenção do 

governo para garantir direitos dos funcionários e 

custodiar os bens existentes (BRASIL, 1980c, p. 3). 

O SNI revisaria essas sugestões em breve, como 

se verá; por ora, vale ressaltar que sobre as duas 

primeiras o governo federal tinha pouca ingerência.

Os dias seguintes foram marcados por pressões 

e indícios de que o governo federal amadurecia 

seu posicionamento pela intervenção. No dia 20, 

representantes do Ministério das Comunicações, 

dos grevistas e parlamentares reuniram-se em 

Brasília e o órgão teria tentado mediar solução 

à greve (BRASIL, 1980a). No dia seguinte, de 

acordo com a Folha de S. Paulo, a greve de fome 

dos funcionários, iniciada no Congresso Nacio-

nal, foi interrompida, porque o governo federal 

havia se comprometido a afastar os dirigentes 

do condomínio (GOVERNO..., 1980). O governo 

federal teria instruído, ainda, representante a 

informar, na reunião do Condomínio Associado, 

que pretendia declarar as concessões peremptas 

e publicar novos editais, caso não se chegasse 

a uma solução nesse encontro (BRASIL, 1980a). 

Em seu relato da mesma reunião, o Correio Brazi-

liense, jornal pertencente aos Diários Associados, 

registrou que “foi manifestada total confiança nas 

providências do governo, louvando-se os seus 

esforços nesse sentido” (CONDOMÍNIO..., 1980). 

Ou essa declaração referenciava uma concor-

dância com o afastamento da diretoria, ou foi 

um comunicado oficial evasivo na tentativa de 

sensibilizar o governo federal.

A DSI-MC editou a Informação n.º 364 no dia 

26 de junho. Lembrou que os grupos Pimentel e 

Abril também teriam manifestado interesse nas 

outorgas da Tupi e negou conceder “outro em-

préstimo ao Condomínio Associado além dos que 

já foram feitos anteriormente” (BRASIL, 1980a, p. 

3), mas sinalizava-se que a CEF saldaria os salários 

e quem adquirisse a empresa pagaria os emprés-

timos (BRASIL, 1980a, p. 3). Defendia-se, ainda, 

que a decretação de perempção era alternativa 

possível, com base no art. 67 do Decreto-lei n.º 

236/67, porque as outorgas já estavam vencidas 

há anos e não foram renovadas em função das 

condições financeiras da empresa. 

Além disso, porém, havia outro problema grave: 

a violação aos limites do Decreto-lei n.º 236. De 

acordo com o MC, o condomínio era responsável 

por 24 empresas de radiodifusão, que, por sua 

vez, detinham dezenas de outorgas. À Informação 

n.º 364 encontrava-se anexado um ofício, que 

apresentava os quadros societários das empre-

sas em 1979, listava os limites do decreto-lei, 

citava requisições de concordata referentes às 

operações paulistanas – onde se concentravam 

as maiores evidências da crise – e discorria:

No caso da letra a, acima (emissoras locais), 
o condomínio não apresenta irregularidade, 
mas, quanto às letras b e c (emissoras regionais 
e nacionais), em vez de 3 tem 15 emissoras de 
onda média e em vez de 2 tem 7, respectiva-
mente. Quanto às emissoras de ondas curtas, 
das duas que a lei permite, existem 8, e das 3 
de onda tropical, têm 7. Quanto às TV, para as 5 
permitidas, têm 9. Isoladamente nenhuma das 
emissoras ultrapassa os limites dispostos no 
artigo 12 do decreto-lei, mas o Condomínio, que 
detém mais de 50% do capital social de cada 
uma das 24 entidades, ultrapassa, no conjunto, 
os limites citados. Várias já foram as adver-
tências feitas pelo DENTEL – Departamento 
Nacional de Telecomunicações – aos Diários e 
Emissoras Associados a esse respeito (BRASIL, 
1980a, p. 3, grifo do autor).

Impende registrar duas constatações sobre 

esse ponto. Em primeiro lugar, os números apre-

sentados por Calmon, em entrevista, e pelo MC 

eram diferentes. Isso podia ser fruto de uma 

imprecisão do primeiro, da defasagem crônica 

dos registros do segundo ou um misto de ambas. 

Além disso, o MC considerava o grupo como um 

todo, e não cada empresa isoladamente, para a 

verificação dos limites do decreto-lei. A inter-

pretação de Quandt de Oliveira, que sustentara 

esse mesmo posicionamento como presidente 

do Contel, na década de 1960, e como ministro, 



Octavio Penna Pieranti
A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o Serviço Nacional de Informações (SNI) 7/11

na década de 1970, havia prevalecido na gestão 

do seu sucessor, Haroldo Corrêa de Mattos.

Os indícios e posicionamentos oficiais men-

cionados sugerem, assim, que o Ministério já 

havia se decidido pela perempção por volta do 

dia 20 de junho, quase um mês antes de sua 

decretação. Ainda assim, a DSI-MC retomaria a 

perempção como uma das alternativas possíveis 

pelo menos mais uma vez.

No dia 9 de julho, a DSI-MC concluiu a Infor-

mação nº 398, que encaminhava um estudo de 

14 páginas em complementação à informação 

citada anteriormente (BRASIL, 1980b). Pelo nível 

de aprofundamento do documento, é certo não 

ter sido elaborado apenas pela DSI, tendo envol-

vido técnicos conhecedores da legislação e da 

margem de atuação que ela conferia ao Poder 

Executivo. Traçavam-se dois cenários, sendo o 

segundo com variantes, para as nove estações 

de TV do grupo. É necessário lembrar que se 

encontravam vencidas, com soluções ainda pen-

dentes, sete das nove outorgas; as outras duas, 

em Salvador e Brasília-DF, venceriam apenas no 

futuro, logo não era imprescindível a tomada de 

qualquer decisão sobre elas de forma imediata.

O primeiro cenário compreendia a transferência 

direta das concessões de TV. Havia, no entanto, 

obstáculos consideráveis a essa alternativa. Seria 

necessário encontrar um comprador, o que não 

ocorrera até então. Ainda que fosse encontra-

do, seria necessária a anuência de todos os 23 

condôminos, tendo em vista o estatuto peculiar 

da organização. Ultrapassado esse ponto, se-

ria conveniente obter a anuência dos credores, 

condição absolutamente necessária apenas no 

caso daqueles da emissora paulistana, que já 

estava em fase de concordata. O comprador 

teria que assumir o passivo trabalhista e, como 

esse acordo diria respeito apenas às frequências, 

possivelmente teria que arrendar ou adquirir 

também, além de modernizar, as instalações da 

própria TV Tupi, evitando interrupção na prestação 

do serviço. Tratava-se, enfim, de uma solução 

complexa – e improvável. 

O segundo cenário compreendia a interven-

ção direta do governo federal, com decretação 

da perempção e publicação subsequente de 

editais para a seleção de novas redes de TV. 

Propunha-se conceder prazo de 30 dias para a 

celebração de acordos de transferência em ne-

gociações já iniciadas; se não houvesse acordo, 

o governo decretaria as sete perempções e duas 

cassações das emissoras com outorgas vigentes 

e, a seguir, publicaria os editais. Enquanto isso, 

o governo federal poderia manter as estações 

funcionando até o fim da concorrência por meio 

de equipes gerenciais formadas por representan-

tes da Radiobrás (presumidamente responsáveis 

pela operação das emissoras em si) e do Banco 

do Brasil (que se encarregariam de matérias 

econômicas e financeiras).

A perempção e o desenlace

Os decretos nº 84.927 a nº 84.933, todos de 

17 de julho de 1980, determinaram a perempção 

das concessões de São Paulo, Rio de Janeiro (as 

duas estações mais antigas do país), Belo Hori-

zonte, Recife, Belém, Fortaleza e Porto Alegre, 

o que significava que não seriam renovadas e, 

portanto, as emissoras deveriam interromper suas 

atividades. Essa medida foi tomada com base no 

art. 67, parágrafo único, da Lei n.º 4.117/62, com 

a redação dada pelo Decreto-lei n.º 236/67 (ou 

seja, o mesmo fundamento mencionado pela 

DSI-MC), e o art. 1º do Decreto n.º 79.726, de 26 

de maio de 1977. O primeiro dispositivo explicita 

que o direito à renovação de uma outorga existe 

apenas quando a empresa cumpre seus contratos 

de concessão ou permissão, exigências legais 

e regulamentares, além de finalidades educa-

cionais, culturais e morais e da persistência da 

possibilidade técnica e do interesse público. Já 

o segundo dispositivo alegado acrescia ao rol de 

requisitos a idoneidade técnica, financeira e moral. 

No dia seguinte, pela manhã, fiscais do Dentel-

-MC lacraram os transmissores das sete estações. 

A interrupção mais simbólica foi a última, pouco 

depois do meio-dia, no Rio de Janeiro. Funcioná-

rios estavam em vigília no estúdio desde a noite 

anterior. De manhã, começou a ser transmitido, 

como de hábito, o programa “Aqui e Agora”, po-

rém, dessa vez, diversos funcionários da emissora 



8/11 Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021 | e-40498

ocupavam o estúdio. Vários choravam e pelo 

menos um desmaiou ao vivo. No fim da manhã, 

foi veiculado um compacto com trechos de missa 

recente do Papa João Paulo II. A seguir, voltou a 

ser transmitida a imagem do estúdio, com os fun-

cionários ainda reunidos e a inscrição, no centro 

da tela, “até breve telespectadores amigos”. Um 

locutor leu uma carta com autoria atribuída aos 

funcionários. Apelava-se pela clemência do Poder 

Executivo e por um milagre que o João de Deus 

(apelido conferido ao Papa) não poderia realizar, 

porém poderia ser feito pelo “João Presidente” (ou 

seja, Figueiredo). Seguiu-se novamente a vinheta 

e, a seguir, a transmissão foi interrompida.

Frise-se que a proposta da área técnica do 

Ministério, consubstanciada na Informação n.º 

398 da DSI-MC, não foi seguida na íntegra. Não 

foram tomadas medidas, por exemplo, em relação 

às emissoras de Salvador e de Brasília-DF, cujas 

outorgas foram posteriormente renovadas, e, com 

o tempo, as estações passaram a integrar, como 

afiliadas, outras redes. Equipes da Radiobrás 

não foram deslocadas para a operação, nem 

tampouco se tem notícia de gestores do Banco 

do Brasil incumbidos de gerenciar as estações.

A Agência de São Paulo do SNI produziu o 

Informe n.º 81/119/ASP/80 no dia 5 de agosto 

(BRASIL, 1980d), mais de duas semanas depois 

do lacre dos transmissores. Nele fez um histórico 

da situação de TV Tupi paulistana, com dados já 

abordados anteriormente neste artigo, e acres-

centou a existência de uma denúncia de mora 

contumaz por parte do jornalista Harley de Oliveira, 

desde junho, o que implicava a proibição de que a 

empresa distribuísse lucros entre seus acionistas 

enquanto não fosse pago o salário do profissional 

em tela. Compilou, ainda, como anexos, diversas 

reportagens sobre a empresa, incluindo uma sobre 

a renúncia de Calmon à presidência do condomínio 

no dia 21 de julho, três dias após a interrupção das 

programações (CALMON..., 1980b).

À decretação de perempção seguiu-se a pu-

blicação de editais visando outorgar a outros 

grupos econômicos as antigas concessões. Essa 

concorrência despertou o interesse da mídia, 

como se depreende da Informação n.º 173/81 da 

DSI-MC, elaborada em 31 de março de 1981. Sob 

o título de “Aperfeiçoamento do modelo político 

brasileiro”, a unidade dedicava-se a examinar di-

versos temas, dentre os quais os desdobramentos 

relativos ao caso da TV Tupi. 

O Ministério já havia divulgado a intenção de 

viabilizar a criação de duas novas redes de TV a 

partir do espólio de frequências. Para isso, acres-

centou, às sete outorgas previstas originalmente, 

outras duas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, 

que tinham sido antes operadas respectivamente 

por TV Excelsior e TV Continental. As propostas 

recebidas na concorrência, provenientes de sete 

grupos econômicos, foram abertas no dia 30 de 

setembro de 1980. 

A imprensa, no entanto, constantemente lem-

brava a demora na escolha dos vencedores e 

manifestava preocupação quanto aos ex-em-

pregados das emissoras e à dívida crescente 

com a Caixa Econômica Federal, que assumira 

momentaneamente os salários dos ex-empre-

gados e seria ressarcida pelos ganhadores da 

concorrência. Entre os críticos, a DSI-MC destacou 

a Folha de S. Paulo e, mais especificamente, artigo 

por ela publicado em 13 de janeiro. Referia-se à 

seleção como uma “ridícula coisa que o otimismo 

brasileiro define como concorrência”, alegando 

que o governo federal escolheria ganhadores 

que não lhe fizessem oposição. Nesse senti-

do, enumerava como favoritos, nessa ordem, a 

Editora Bloch, Silvio Santos e o grupo Capital, 

criticando especificamente cada um deles. Por 

fim, concluiu sobre o ministro-chefe da Casa Civil: 

“Golbery trata deste país como se não fosse sua 

fazenda, porque, se fosse, ele trataria melhor” 

(PARA..., 1981 apud BRASIL, 1981, p. 2). No dia 19 

de março de 1981, foram anunciados os vence-

dores: a TV Manchete Ltda., empresa do Grupo 

Bloch, recebeu outorgas em Belo Horizonte, Rio 

de Janeiro, Recife, Fortaleza e São Paulo; já o 

Sistema Brasileiro de Televisão, de Silvio Santos, 

foi contemplado em São Paulo, Porto Alegre, 

Belém e Rio de Janeiro. O SNI lembrou que, nas 

propostas, os dois grupos se comprometeram 

em aproveitar profissionais das antigas emisso-

ras. Mas esse não era o tema central da análise 



Octavio Penna Pieranti
A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o Serviço Nacional de Informações (SNI) 9/11

da imprensa e dos agentes políticos. O jornal O 

Estado de S. Paulo foi contundente:

A concessão das duas novas redes para os 
grupos Manchete e Silvio Santos já estava 
tomada há mais de um mês, porém havia inte-
resses oficiais em favorecer o grupo da Rádio 
Capital, o que veio a se tornar impossível por 
força da divisão dos canais entre os três grupos 
regionalmente [...]. Os critérios adotados pelo 
governo foram basicamente políticos [...], pois 
condições técnicas e financeiras dispunham 
também o Jornal do Brasil, a Visão e a Editora 
Abril, todos desclassificados pela concorrência 
[...]. O presidente do Sindicato dos Radialistas 
de São Paulo considerou ‘ilegal, vergonhosa e 
lamentável’ a decisão do governo em conceder 
uma das redes de TV ao grupo Silvio Santos. 
A diretoria do sindicato espera para dentro 
de três meses a demissão em massa dos 986 
funcionários da Tupi [...] (BRASIL, 1981, p. 4).

Em editorial, o mesmo jornal mencionou “a 

evidente falta de critério com que se houve o 

governo” (A POBREZA..., 1981 apud BRASIL, 1981, 

p. 5). Os parlamentares Audálio Dantas, Cristina 

Tavares e Adhemar Santillo, todos do PMDB e, 

portanto, de oposição à ditadura militar, anuncia-

ram que solicitariam a convocação do ministro 

das Comunicações para prestar esclarecimen-

tos sobre a escolha, alegando que “o tráfico de 

influência se sobrepôs às exigências técnicas e 

legais para a concessão de novos canais” (BRASIL, 

1981, p. 5). A discussão sobre o caráter político da 

escolha estendeu-se, ainda, por algum tempo. 

Mais de duas décadas depois, o secretário-exe-

cutivo do Ministério das Comunicações à época 

da decisão, Rômulo Villar Furtado, voltou ao tema 

de forma conclusiva:

Claro que essa foi uma decisão política, como 
não poderia deixar de ser nessa área. A Lei de 
Telecomunicações (Lei 4.117/1962) estabelecia 
que o presidente da República poderia outor-
gar concessão a qualquer empresa entre as 
que se qualificassem nos editais de licitação. 
Entre os grupos qualificados, o presidente 
escolheu obviamente os que, por sua história 
e tradição, não apresentavam risco de assu-
mir posição crítica em relação ao governo 
(FURTADO, 2004, p. 95).

Em agosto de 1981 o SBT começou a transmitir 

a sua programação. Em junho de 1983 entrou no 

ar a Rede Manchete. Depois de longo processo 

judicial, os Diários Associados obtiveram inde-

nização da União, com base em um ofício que 

teria concedido, em 1979, suspensão do prazo 

para que o grupo se adequasse ao disposto no 

Decreto-lei nº 236 sem que novo prazo tivesse 

sido estabelecido antes da decretação das pe-

rempções (FRANCFORT; VIEL, 2020).

Considerações finais

Uma primeira questão que emerge a partir 

da análise feita é: a decretação de perempção 

foi correta – nos planos jurídico e técnico – nos 

casos mencionados? Essa pergunta não admite 

uma resposta única e objetiva, sendo necessário 

analisá-la sob diferentes aspectos.

Em tese, uma decisão de decretar peremp-

ção tinha – e tem – fundamento jurídico, porém 

está sujeita a condições específicas. O emba-

samento mencionado nos decretos – a saber, o 

art. 67, parágrafo único, da Lei n.º 4.117/62, com 

a redação dada pelo Decreto-lei n.º 236/67, e 

principalmente o art. 1º do Decreto n.º 79.726/77 

– sugere a não renovação de outorgas detidas 

por empresas com incapacidade econômica de 

executá-las. Em outras palavras, entidades de 

radiodifusão que vivenciam crise econômica 

tão grande quanto a narrada correm o risco, 

caso o processo seja analisado a contento, de 

não conseguir renovar suas outorgas. No caso 

concreto, para fundamentar a perempção, o go-

verno federal deveria demonstrar a incapacidade 

econômica da empresa.

Um dos argumentos dos Diários Associados, 

enunciado pelo presidente do condomínio, era 

a concentração dos problemas econômicos em 

apenas uma das empresas, detentora de outorgas 

em São Paulo. Nesse sentido, uma interpretação 

possível seria a decretação de perempção apenas 

desta outorga de TV (e futuramente, caso a situação 

persistisse, das outorgas de emissoras de rádio 

detidas pela mesma entidade). No entanto, os do-

cumentos referenciados neste artigo revelam que 

a situação das outorgas foi analisada em conjunto, 

eis que o Ministério das Comunicações entendia 

que a solução deveria ser aplicável ao grupo como 

um todo. Não fica claro neles se o órgão entendia 

que a situação econômica do grupo como um todo 



10/11 Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 28, p. 1-11, jan.-dez. 2021 | e-40498

(e consequentemente de todas as empresas a ele 

vinculadas) era precária, ou se o entendimento 

padrão, à época, pressupunha sempre a avaliação 

econômica do grupo em detrimento da aplicável 

especificamente à entidade detentora da outorga.

Em relação ao total máximo de outorgas dis-

posto no Decreto-lei n.º 236/67, as análises cita-

das evidenciam que o Ministério considerava os 

limites como aplicáveis ao grupo como um todo, 

e não a cada entidade. Partindo-se desse pressu-

posto, ainda que a violação dos limites não tenha 

sido explicitamente mencionada nos decretos de 

perempção, pode-se entender que ela embasou 

diversas análises que culminaram nesse desenlace, 

conforme demonstrado neste artigo. Apesar da 

ausência de menção explícita, pode-se dizer que 

a violação dos limites foi mais um elemento con-

siderado pelo Ministério das Comunicações como 

fundamento para a decretação de perempção.

Ainda sob o ponto de vista legal, o desenlace 

observado era o único possível? Entende-se que 

não. Para justificar uma outra decisão, como, por 

exemplo, uma hipotética renovação das outorgas, 

seria necessário desconstruir a tese de análise 

da situação do grupo como um todo; evidenciar 

a idoneidade financeira de parte das empresas; 

e justificar a necessidade de renovação, por 

exemplo, pelo interesse público, dentre outros 

fundamentos. Isso porque os instrumentos nor-

mativos citados estabelecem condições gerais, 

sem especificar parâmetros objetivos para hipó-

teses de não renovação das outorgas.

Ressalte-se, ainda, que a não renovação de 

outorgas tornou-se bem mais difícil depois da 

promulgação da Constituição Federal de 1988. 

Desde então, o artigo 223, §2º do texto constitu-

cional prevê que a não renovação dependerá de 

aprovação de, no mínimo, dois quintos do Con-

gresso Nacional em votação nominal, regra criada 

também em decorrência do processo traumático 

envolvendo a TV Tupi. Como o Poder Executivo 

passou a não mais dispor da competência para 

decidir monocraticamente nesses casos, tendo 

que ainda sensibilizar o Poder Legislativo quanto 

a uma não renovação (por óbvio, uma decisão que 

desagrada à entidade que pleiteou a renovação), 

esse desenlace se tornou improvável na ordem 

constitucional atualmente vigente.

Outro aspecto a ser ressaltado no caso em tela 

foi um avanço, mesmo que limitado, na descon-

centração parcial do mercado. O presidente do 

condomínio chegou a sugerir que a perempção 

contribuiria para o monopólio de sua principal 

concorrente e líder de audiência. Pode-se dizer 

que a decisão da ditadura militar contribuiu para 

um cenário oposto a este: das duas redes criadas 

a partir do fim da Tupi, uma, o SBT, consolidou-se 

no segundo lugar em audiência e a outra, a Man-

chete, por mais que tenha deixado de operar em 

menos de duas décadas da sua fundação, amea-

çou episodicamente a liderança da Rede Globo.

Por fim, ultrapassadas as considerações sobre 

a fundamentação jurídica e sobre a ampliação 

da competição no setor, é preciso enfatizar que 

o governo federal, notadamente por intermédio 

do MC e do SNI, planejou, acompanhou, deci-

diu e implementou a perempção, a julgar pelos 

documentos analisados, com pouca hesitação. 

É certo que várias alternativas foram imaginadas 

e estudadas, de transferência das outorgas à pe-

rempção, arrolando-se os fundamentos técnicos 

e jurídicos e os óbices em cada caso. Também é 

certo que o governo federal se esforçou, em algum 

nível, na mediação de soluções para a greve dos 

funcionários e para a transferência das outorgas. 

Nenhuma das alternativas consideradas formal-

mente pelo governo federal, porém, pelo menos 

desde meados do mês de junho de 1980, incluiu o 

que os Diários Associados efetivamente pediram: 

a renovação das outorgas. Além disso, há indícios, 

apontados ao longo deste artigo, de que a decisão 

foi efetivamente tomada mais de vinte dias antes 

da publicação dos decretos de perempção, talvez 

restando pendentes, nesse interstício, aspectos 

procedimentais de como a medida seria adotada.

Referências

ALVES, Vida. TV Tupi: uma Linda História de Amor. São 
Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

BRANDÃO, Cristina; LINS, Flávio; MAIA, Aline. Itacolomi 
– uma TV para Minas Gerais. Revista Famecos, Porto 
Alegre, v. 18, n. 3, p. 877-893, 2011.



Octavio Penna Pieranti
A pioneira se despede: o último mês da TV Tupi, segundo o Serviço Nacional de Informações (SNI) 11/11

BRASIL. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Informação 
nº 364/DSI/MC. Brasília, DF: Ministério das Comuni-
cações, 26 jun. 1980a.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Informação 
nº 398/DSI/MC. Brasília, DF: Ministério das Comuni-
cações, 9 jul. 1980b.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Informa-
ção nº 173/81/DSI/MC. Brasília, DF: Ministério das 
Comunicações, 31 mar. 1981.

BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES. In-
formação nº 168/19/AC/80. Brasília, DF: Serviço 
Nacional de Informações, 17 jun. 1980c.

BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES. In-
formação nº 81/119/ASP/80. 5 ago. 1980d.

CALMON, João. A crise na TV Brasileira. TV Tupi, 8 
jun. 1980. 

CALMON renuncia à presidência dos Associados. Folha 
de S.Paulo, São Paulo, 22 jul. 1980.

CALMON, João. Minhas Bandeiras de Luta. Brasília, 
DF: Fundação Assis Chateaubriand, 1999.

CARNEIRO, Glauco. Brasil, Primeiro – História dos 
Diários Associados. Brasília, DF: Fundação Assis Cha-
teaubriand, 1999.

CONDOMÍNIO apoia ação do governo e Calmon. Correio 
Braziliense, Brasília, DF, 24 jun. 1980.

DOSSE, François. A História em Migalhas: dos Annales 
à Nova História. Campina: Ed. Unicamp, 1994.

FERNANDES, Livia; COUTINHO, Iluska; MATA, Jho-
natan. TV Mariano Procópio nas páginas dos Diários 
Associados: contextos históricos, disputas políticas e 
narrativas identitárias. Revista Famecos, Porto Alegre, 
v. 18, n. 1, p. 180-197, 2011.

FRANCFORT, Elmo; VIEL, Maurício. TV Tupi: Do Tamanho 
do Brasil. Brasília, DF: Abert, 2020.

FURTADO, Rômulo Villar. Rômulo Furtado em depoi-
mento a Vera Dantas. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2004.

GOVERNO promete afastar atual diretoria da Tupi. Folha 
de S.Paulo, São Paulo, 21 jun. 1980. Economia p. 15.

HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto 
Alegre: Dom Quixote Ed., 2009.

JACOBS, Keith. Historical Perspectives and Methodo-
logies: Their Relevance for Housing Studies? Housing, 
Theory and Society, Oxfordshire, n. 18, p. 127-135, 2001.

MESQUITA, Humberto. Tupi: A Greve da Fome. Rio de 
Janeiro: Cortez Editora, 1982.

MORAIS, Fernando. Chatô, o Rei do Brasil. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1994.

PIERANTI, Octavio Penna. Memória das Comunicações 
no Brasil: entrevistas. Brasília, DF: Universidade de 
Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019. Disponível 
em: https://faclivros.files.wordpress.com/2019/03/
livro_memoria-1.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

SILVA, Patricia Alves do Rego. TV Tupi, a pioneira na 
América do Sul. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade 
do Rio de Janeiro, 2004.

TELEVISÃO do Brasil vai muito bem. Rede Tupi é que 
está mal. O Globo, Rio de Janeiro, 11 jun. 1980.

TUCHMAN, Gaye. Historical Social Science: Methodo-
logies, Methods, and Meanings. In: DENZIN, Norman K.; 
LINCOLN, Yvonna S. (org.). Handbook of Qualitative 
Research. Londres, UK: SAGE Publications, 1994.

Octavio Penna Pieranti 

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas 
(FGV); professor no Programa de Pós-Graduação em 
Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes 
e Comunicação da Universidade Estadual Paulista 
“Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Bauru, SP, Brasil.

Endereço para correspondência

Octavio Penna Pieranti

Universidade Estadual Paulista

Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01

Vargem Limpa, 17033-360

Bauru, SP

Os textos deste artigo foram revisados pela Poá 
Comunicação e submetidos para validação do autor 

antes da publicação.

https://faclivros.files.wordpress.com/2019/03/livro_memoria-1.pdf
https://faclivros.files.wordpress.com/2019/03/livro_memoria-1.pdf

	Marcador 1
	cell-65491-contents

