A quebra do silêncio

A prática de uma “história vista de baixo” nas aulas de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41224

Palavras-chave:

Operários do sal, Ensino de História, História local, Mossoró, Museu

Resumo

Neste artigo, discutimos a invisibilidade da história dos trabalhadores da região salineira do Rio Grande do Norte, especialmente de Mossoró. A gestão municipal reproduz, nos espaços públicos e em eventos, um enaltecimento de fatos em que as elites locais são protagonistas. Em detrimento disso, outros fatos são “esquecidos”, a exemplo da organização e da mobilização dos trabalhadores das salinas em princípios do século XX. Por meio de uma proposta didático/ pedagógica, trouxemos essa discussão para a sala de aula do ensino médio, em uma instituição de educação profissional, mediante uma visita ao Museu Municipal Lauro da Escóssia, em Mossoró, oportunidade em que os alunos conheceram a organização desse espaço, a disposição do acervo e o que ali está disponível como fontes oficiais para a História local. Após a visita, realizamos um debate no qual os alunos refletiram acerca da experiência no Museu. Em seus comentários, pudemos perceber os cuidados com o patrimônio histórico e uma crítica à história oficial, fato que nos levou a constatar a positividade da experiência no Museu, ao possibilitar o diálogo entre o passado, o presente e um projeto de futuro, elemento necessário à consciência histórica e ao agir intencionalmente no mundo.

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Biografia do Autor

Anna Rafaella de Paiva Dantas, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), Mossoró, RN, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Mossoró, RN, Brasil; professora da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), em Mossoró, RN, Brasil.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, RN, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, RN, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Mossoró, RN, Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Dantas, A. R. de P., & Souza, F. das C. S. (2021). A quebra do silêncio: A prática de uma “história vista de baixo” nas aulas de história. Educação Por Escrito, 12(1), e41224. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41224

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de História e usos do passado