A evasão escolar no ensino médio

Análise de uma realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40630

Palavras-chave:

educação, ensino médio, evasão escolar

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo apreender os sentidos produzidos por professores, gestores e alunos sobre a evasão escolar no ensino médio, e identificar possíveis convergências e divergências em seus discursos. A pesquisa foi realizada nas duas escolas estaduais de um município do interior de São Paulo, com quatro gestores, dez professores e dezesseis alunos. O levantamento de dados foi conduzido em duas etapas, a primeira composta por questionários com perguntas fechadas acerca das informações referentes ao perfil dos participantes, e a segunda, por entrevistas com roteiro semiaberto, visando apreender os sentidos que circundam a problemática. As informações foram organizadas em quadros, e a análise das falas e expressões pautada na abordagem histórico-cultural, possibilitando a apreensão de sentidos assim como descrito por Aguiar e Ozella (2006), por meio da organização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Os principais resultados mostram que, por parte dos professores e dirigentes, os núcleos de significação evidenciam o valor do conhecimento transmitido pela escola, a importância das redes de apoio para o acompanhamento do cotidiano do aluno e, contraditoriamente, os limites do professor e da escola na contenção do fenômeno da evasão. Os alunos ressaltam que a escola, o professor e a realidade do aluno têm peso no desempenho escolar, podendo ser considerados como motivações da evasão, e evidenciam a importância de serem ouvidos, valorizando a pesquisa como oportunidade de expressão do que pensam e sentem.

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Biografia do Autor

Helene Santos Carvalho, Universidade Paulista (UNIP), Sorocaba, SP, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), em Sorocaba, SP, Brasil. Pesquisa financiada pela Universidade Paulista (UNIP). 

Marisa Irene Siqueira Castanho, Universidade Paulista (UNIP), Sorocaba, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora da Universidade Paulista (UNIP), em Sorocaba, SP, Brasil.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Carvalho, H. S., & Castanho, M. I. S. (2022). A evasão escolar no ensino médio: Análise de uma realidade. Educação Por Escrito, 13(1), e40630. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40630

Edição

Seção

Artigos