Narrando normativas escolares

O diagnóstico (psiquiátrico) como um desdobramento da educação neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40111

Palavras-chave:

escola, diagnóstico, neoliberalismo, avaliação externa

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais as possíveis condições de emergência das demandas por diagnósticos psiquiátricos advindas das escolas atuais, em destaque, as escolas públicas brasileiras. A investigação teve início contrapondo diferentes modelos de escola ao longo do tempo, demonstrando como cada um destes produziu em sua conjuntura, um modelo norma-desvio que fundamenta a prática escolar. Ao longo da discussão, a dimensão diagnóstica emergiu atrelada à crescente sistematização avaliativa das escolas, corroborando com a dimensão neoliberal de uma escola que busca alcançar lucros. Em uma problematização teórica que dialoga com os estudos foucaultianos, pode-se demonstrar o quanto a emergência por diagnósticos psiquiátricos faz parte da atual racionalidade governamental da instituição escola. Nas conclusões, a questão referente ao diagnóstico psiquiátrico apresenta-se como uma modulação da diferença, cuja demanda crescente no contexto escolar mencionado reflete, de forma estratégica, a igual crescente busca por bons índices nas avaliações em larga escala.

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Biografia do Autor

Maria Alayny Cavalcante Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário UNINTA, em Sobral, CE, Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil.

Maria Vitória Silva Ripardo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, CE, Brasil.

Ana Carolina Borges Leão Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil.

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora adjunta da graduação em Psicologia e do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, CE, Brasil

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Melo, M. A. C., Ripardo, M. V. S., & Martins, A. C. B. L. (2022). Narrando normativas escolares: O diagnóstico (psiquiátrico) como um desdobramento da educação neoliberal. Educação Por Escrito, 13(1), e40111. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40111

Edição

Seção

Artigos