Os benefícios do PIBID para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior de Uruçuí, Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36578

Palavras-chave:

docência, licenciatura, educação, dificuldades, qualificação

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu como uma possibilidade para melhorar a formação de professores da educação básica, inserindo discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho foi averiguar as contribuições do PIBID para o aprimoramento da formação dos graduandos em ciências biológicas de uma instituição de ensino superior do Piauí, compreendendo como as experiências vivenciadas os ajudaram na aprendizagem docente. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, aplicados na própria instituição de ensino superior em que se procedeu a análise quali-quantitativa do conteúdo obtido. Os principais benefícios manifestados pelos licenciandos entrevistados foram: ponte de ligação entre teoria e prática; aquisição de experiência; observação das possíveis dificuldades; desenvolvimento de novas metodologias de ensino; interação entre educação básica e superior e familiarização com o espaço escolar. A relevância do estudo se dá em desvendar o papel do PIBID no aperfeiçoamento da formação de professores que atuarão na educação básica das escolas públicas brasileiras e os impactos que o programa gera na qualidade do ensino público. 

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Biografia do Autor

Luís Henrique Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Uruçuí, PI, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), em Uruçuí, PI, Brasil. 

Rafaela dos Santos Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Uruçuí, PI, Brasil.

Licencianda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), em Uruçuí, PI, Brasil. 

Mayara Danyelle Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Uruçuí, PI, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil. 

Maria Aparecida Vieira dos Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Uruçuí, PI, Brasil.

Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), em Uruçuí, PI, Brasil. 

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Maia, L. H. F., Rodrigues, R. dos S., Oliveira, M. D. R. de, & Soares, M. A. V. dos S. (2022). Os benefícios do PIBID para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior de Uruçuí, Piauí. Educação Por Escrito, 13(1), e36578. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36578

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Artigos