O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396

Palavras-chave:

Avaliação de políticas públicas, Pesquisa em educação, Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais, especialmente as avaliações de caráter formativo e plural, das quais, por vezes, as políticas educacionais carecem e que, contraditoriamente, constituem importante estratégia para a leitura das realidades concretas nas quais a política de educação se materializa. Para isso, busca-se trazer para análise, de maneira breve e não esgotada, elementos para o estudo da pesquisa na área educacional, com destaque às pesquisas qualitativas e, especificamente, à abordagem do ciclo de políticas formulada por Stephen Ball e colaboradores. A pesquisa define-se como qualitativa, exploratória e bibliográfica e inclui entre os referenciais teóricos que a embasam André, Arretche e Mainardes. Aponta-se, nessa construção, o ciclo de políticas como uma possibilidade de realizar avaliações de políticas educacionais engajadas socialmente e comprometidas com a investigação dos impactos das desigualdades educacionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Zanatta Guerra, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestrado em andamento em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assistente Social no município de Tapejara (RS).

Renata Cecilia Estormovski, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestrado em andamento em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora e coordenadora pedagógica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003

ARRETCHE, Marta T. S. Tendências no estudo sobre avaliação de políticas públicas. Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política, v. 1, n. 1, p. 128-133, 2013. Disponível em: http://www.revistaterceiromilenio.uenf.br/index.php/rtm/article/view/64. Acesso em: 4 dez. 2019.

BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. O lugar da teoria na pesquisa sobre a docência na educação superior. In: ______. (Orgs.). Epistemologias da docência universitária. Curitiba: CRV, 2016.

JAIME, Fernando Martín; DUFOUR, Gustavo; ALESSANDRO, Martín; AMAYA, Paula. Introducción al análisis de políticas públicas. Buenos Aires: Florencio Varela – Universidad Nacional Arturo Jauretche, 2013. Disponível em: https://www.unaj.edu.ar/wp-content/uploads/2017/02/Políticas-públicas2013.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. In: Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, Campinas, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, Márcia dos Santos; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. In: Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 15-36, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

SANDÍN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Guerra, S. Z., & Estormovski, R. C. (2021). O papel da pesquisa no processo de avaliação das políticas educacionais. Educação Por Escrito, 12(1), e37396. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.37396

Edição

Seção

Artigos