Era uma vez um conto

Permanências e rupturas dos contos clássicos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34148

Palavras-chave:

Contos de fadas, Biblioteca escolar, Literatura infantil, PNBE

Resumo

A presente pesquisa, apresentada neste artigo, teve como objetivo identificar em que medida os contos clássicos da literatura infantil universal ainda circulam nas bibliotecas escolares, após a implantação do Plano Nacional Biblioteca nas Escolas (PNBE), e como essas histórias têm repercutido na contemporaneidade, em relação aos pequenos leitores. O eixo metodológico do estudo foi constituído a partir de uma análise bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, e também de uma pesquisa de campo, feita com uma funcionária que atua como bibliotecária e alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, em uma escola situada na região sul do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram analisados com bases teóricas da literatura especializada na temática, e os resultados obtidos apontam que há um grande interesse das crianças por essas histórias, porém, os filmes que se remetem a tais narrativas têm chamado mais atenção dos leitores do que os livros em si. Em relação aos contos clássicos, é possível notar que, com as mudanças do mercado editorial e implantação do PNBE, as escolas receberam apenas releituras dessas obras, indicando uma tendência de esquecimento do conto clássico, no que se refere à publicação em formato de livro.

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Biografia do Autor

Daiana da Rocha Reis, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, MS, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí. Atua como professora da educação básica da rede de ensino, GEO Naviraí. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE).

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, MS, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Atualmente é professora adjunta do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí. Líder da linha “História da Educação, Memória e Literatura Infantil” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas e Tecnologia Educacional (GEPPETE).

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Reis, D. da R., & de Assis, V. B. (2021). Era uma vez um conto: Permanências e rupturas dos contos clássicos na escola. Educação Por Escrito, 12(1), e34148. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.34148

Edição

Seção

Artigos