Historiografia e imagem

Uma perspectiva historiográfica sobre a adesão das fontes visuais na História internacional e nacionalmente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.37432

Palavras-chave:

Historiografia, Imagem, História da Historiografia

Resumo

Há pouco tempo, historiadores como Paulo Knauss e Peter Burke afirmavam a importância das fontes visuais como objeto de pesquisa para a História, e que o encontro com as fontes imagéticas ocorreria em breve e seria necessária uma avaliação historiográfica sobre esse processo. Partindo da premissa de que essa renovação historiográfica já vem ocorrendo, este artigo pretende traçar linhas gerais sobre o tema Historiografia e Imagem no circuito internacional e nacional, ressaltando assim as “Viradas imagéticas” internacionais e os percursos de formação de redes intelectuais brasileiras que se dedicaram ao assunto, destacando, portanto, a renovação historiográfica nos programas de pós-graduação em História, pesquisadores relevantes, assim como obras e livros. Desta forma, compusemos uma pequena História da Historiografia sobre o uso de imagens como fonte histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khyara Gabrielly Mendes Fontanini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos, SP, Brasil.

Mestranda em História Cultural pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em São Paulo, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Brasil.

Referências

ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a Imagem. Tradução de: Carla Rodrigues (coordenação), Fernando Fragozo, Alice Serra, Marianna Poyares. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 236.

ALPERS, Svetlana. A Arte de Descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo EDUSP, 1999.

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa : KKYM: Gallimard, 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985. v. I.

BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

CARDOSO, Ciro F.S. Iconografia e História. Resgate: Revista interdisciplinar de cultura (Campinas), Campinas, v.1, p. 9-17, 1990.

CARDOSO, Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In:

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. cap. 18. p. 300-320.

CARVALHO, Wesley Rodrigues de. O curso de mestrado em História na Universidade Federal Fluminense: estado, universidade e desenvolvimento historiográfico nos anos 1970. Orientador: Marcelo Badaró Mattos. Niterói, 2019. 447f. Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3. ed. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense, 2013. p.384

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

COLI, Jorge. A Obra Ausente. In: SAMAIN, Etienne. Como Pensam as Imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2012. p. 41-45. https://doi.org/10.7476/9788526814738.0004

DAUMARD, Adeline. O tratamento dos dados. In: DAUMARD, Adeline. História Social do Brasil: teoria e metodologia. Curitiba: 1984. Parte I, cap. IV.

DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Edufsc, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente: a história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUPRAT, Annie. Historie et Images. In: DELACROIX, Christian et al (dir). Historiographies Concepts et Débats. Gallimard: France, 2010. p. 307-340.

FICO, Carlos; POLITO, Ronald. A História no Brasil (1980-1989): elementos para uma avaliação historiográfica. Ouro Preto: Ufop, 1992. 1 v.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter. (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESP, 1992. p. 237-72.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Jaime. Periódicos Acadêmicos: antagonismos entre produção e leitura (notas sobre revistas das áreas de Letras publicadas em 2013 Revista Expedições: Teoria da História e Historiografia, v. 5, n. 1, p. 10-41, jan./jul. 2014.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diá spora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 24, p. 68-75, 1996.

JAY, Martin. The Disenchantment of the Eye: surrealism and the crisis of ocularcentrism. Visual Anthropology Review, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 15-38, 1991. https://doi.org/10.1525/var.1991.7.1.15

JONATHAN Crary. Thomas Elsaesser e Leo Manovich. [S. l.]: [s. n.], [20--?].

KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. Documento e História: A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (ed.). O historiador e as suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 1. p. 9-27.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964

KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize (org.). Outros objetos do olhar: história e arte. Niterói: LABHOI/UFF, 2016.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v.8, n.12, p. 97-115, jan-jun, 2006.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de (ed.). Fotografias: Usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (ed.). O historiador e as suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 2. p. 29-60.

MACEDO, Francisco Barbosa. O (re)fazer-se da historiografia: a obra de E. P. Thompson na produção discente do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp (1982-2002). Orientador Lincoln Ferreira Secco. 2017. 527f. Tese (Doutorado) - Departamento de História. Área de concentração: História Econômica, - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Apresentação. In: Lima, Solange F.; Carvalho, Vania Carneiro de. Fotografia e Cidade: da razão urbana à lógica do consumo, álbuns de São Paulo (1887-1950). São Paulo: Mercado das Letras, 1997.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.23, n. 45, p. 11-36, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. São Paulo/Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 243 - 262.

MONTEIRO, Charles (org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p.132 (Série Mundo Contemporâneo).

MONTEIRO, Rosana Horio. Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 34, p. 51-70, 2004.

NAPOLITANO, M.; MORETTIN, E. História e Audiovisual: formação e percursos de um grupo de pesquisa. Antíteses, Londrina, v. 12, p. 563-578, 2019. https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p563

NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso Cristovão dos; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Uma Introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. 232 p.

PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.120.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: Significado nas artes visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979. p. 47-87.

RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela; PESAVENTO, Sandra Jatahy. Imagens da História. São Paulo: Aderaldo e Rothschild, 2008. p. 461.

RAMOS, Igor Guedes. Genealogia de uma operação historiográfica: Edward Palmer Thompson, Michel Foucault e os historiadores brasileiros da década de1980. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 623. https://doi.org/10.7476/9788579837067

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS: História e Imagem. Rio de Janeiro: Fgv, v. 2, n. 34, 2004. Semestral. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/301. Acesso em: 16 jan. 2019.

SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora Unicamp 2012. https://doi.org/10.7476/9788526814738

SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. Dimensões historiográficas da virada visual ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens? Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 28, p. 402-444, set./dez. 2019. https://doi.org/10.5965/2175180311282019402

SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica pictorial/ iconic/ visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais no Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 27, 2019, p. 1-51. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e08

SANTOS, Wagner Geminiano dos. A Invenção da Historiografia Brasileira Profissional, Acadêmica: Geografia e memória disciplinar, disputas político-institucionais e debates epistemológicos acerca do saber histórico no Brasil. (1980-2012). 2018. 435 f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pelotas, 2018.

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco; COSTA, Eduardo Augusto (org.). Cultura Visual e História. São Paulo: Alameda, 2016. Ebook.

SOUZA, Francisco Gouvea de. Escritas da história nos anos 80: um ensaio sobre o horizonte histórico da (re) democratização. Anos 90, Porto Alegre, v. 24, n. 26, p. 159-181, dez. 2017. https://doi.org/10.22456/1983-201X.74972

WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 417.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Gabrielly Mendes Fontanini, K. (2021). Historiografia e imagem: Uma perspectiva historiográfica sobre a adesão das fontes visuais na História internacional e nacionalmente. Oficina Do Historiador, 14(1), e37432. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.37432

Edição

Seção

Artigos