Entrevista sobre o mundo do trabalho com a professora Dra. Melina Perussatto (UFRGS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2022.1.42137

Palavras-chave:

Mundo do trabalho, Pós-abolição, História social

Resumo

No ano de 2021 foi realizada a presente entrevista com a professora Dra. Melina Perussatto. A entrevista versa sobre o mundo do trabalho, focando nas áreas de especialidade da entrevistada, tais como emancipações e pós-abolição no Brasil, bem como sobre temas da atualidade. A preocupação para a realização da presente entrevista se deu pela necessidade de discutir temas atuais os relacionando com a historiografia, e a necessidade de trazer sempre à tona a questão do mundo do trabalho no Brasil: tema que está sempre muito presente no dia a dia de todos os cidadãos e de constantes debates e múltiplos vieses teórico-metodológicos. Na entrevista, a professora Melina traz suas considerações sobre o tema, e aponta sua própria trajetória acadêmica como um ponto de partida da discussão. Seus aportes de teoria e metodologia são explicados no texto, e suas fontes de pesquisa são abordados para mais lucidações da questão. Através de questões teóricas e de referências acadêmicas, Melina Perussato nos fornece material para reflexão. Uma aula em forma de entrevista é o que aqui é apresentado, nos levando por caminhos da historiografia recente sobre o mundo do trabalho através de um ponto de vista crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Ricardo Schimidt Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, RS, Brasil. Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Caio Felipe Gomes Violin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil; professor da escola pública de Ensino Médio, em Campinas, SP, Brasil.

Referências

--

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Pereira, A. R. S., & Violin, C. F. G. (2022). Entrevista sobre o mundo do trabalho com a professora Dra. Melina Perussatto (UFRGS). Oficina Do Historiador, 15(1), e42137. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2022.1.42137