Conhecendo o nosso passado a partir da história local
Uma aula de campo no projeto “Seridó: nas pegadas da História”
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39394Palavras-chave:
História local, Patrimônio, Residência PedagógicaResumo
O artigo em tela tem como objetivo apresentar e refletir sobre um projeto – intitulado “Seridó: nas pegadas da História” – desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Caicó. O referido projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA), na Cidade de Caicó, RN. Durante o primeiro semestre de 2019, bolsistas residentes do PRP desenvolveram aulas e atividades que debatiam sobre os conceitos de memória, identidade, patrimônio e história local. A culminância do projeto foi uma aula de campo que teve como roteiro os principais pontos históricos da cidade de Caicó. Os resultados reforçam a importância de se trabalhar educação patrimonial e história local no currículo escolar, visto que possibilita ao aluno se perceber enquanto agente produtor da história.
Downloads
Referências
ABREU, Marcelo. História local e ensino de História: interrogação da memória e pesquisa como princípio educativo. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus Bomfim. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 59-79.
ALMEIDA, Maria das Graças Batista. Desbravando Horizontes: a Importância das aulas de campo no Ensino de História. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB, 3., 2013. Paraíba. Anais [...]. Paraíba: Universidade Estadual da Paraíba, 2013. p. 1-9.
ANTONELLO, Roberta Siqueira de Souza. A História Local como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem histórica: O caso do Município de Guarantã do Norte - MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Instituto de Geografia, História e Documentação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2020.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2011.
COSTA, Aryana. História local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Dias. (org.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p. 132-136.
DITZZ, Áquila Jerard Moulin; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. A utilização do aplicativo plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 19, 2017.
GONCALVES, Márcia Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007. p. 175-185.
GUILLEN, Isabel. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 637-660, 2014.
MACÊDO, Muirakytan K. de Macêdo e COSTA, Artur Rodrigues da. (org.). Caicó vai pintar por aí. Caicó: Edição dos autores, 2013.
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. Séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
ROCHA, Helenice. Uma caixa de História Local nas mãos do professor. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus Bomfim. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 129-145.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de História local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2007. p. 187-198.
SOUZA, Helga Valéria de Lima; FERREIRA, Emilio Caetano; GOYA, Edna de Jesus. A Cartilha como material didático: conservação do patrimônio artístico cultural. Goiânia, PROGRAD-UFG, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oficina do Historiador

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.