Conhecendo o nosso passado a partir da história local

Uma aula de campo no projeto “Seridó: nas pegadas da História”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39394

Palavras-chave:

História local, Patrimônio, Residência Pedagógica

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo apresentar e refletir sobre um projeto – intitulado “Seridó: nas pegadas da História” – desenvolvido no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Caicó. O referido projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA), na Cidade de Caicó, RN. Durante o primeiro semestre de 2019, bolsistas residentes do PRP desenvolveram aulas e atividades que debatiam sobre os conceitos de memória, identidade, patrimônio e história local. A culminância do projeto foi uma aula de campo que teve como roteiro os principais pontos históricos da cidade de Caicó. Os resultados reforçam a importância de se trabalhar educação patrimonial e história local no currículo escolar, visto que possibilita ao aluno se perceber enquanto agente produtor da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefson Bezerra de Azevedo Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó, RN, Brasil.

Graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, RN, Brasil.

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da UFPE e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História desta mesma instituição, em Recife, PE, Brasil.

Referências

ABREU, Marcelo. História local e ensino de História: interrogação da memória e pesquisa como princípio educativo. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus Bomfim. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 59-79.

ALMEIDA, Maria das Graças Batista. Desbravando Horizontes: a Importância das aulas de campo no Ensino de História. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB, 3., 2013. Paraíba. Anais [...]. Paraíba: Universidade Estadual da Paraíba, 2013. p. 1-9.

ANTONELLO, Roberta Siqueira de Souza. A História Local como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem histórica: O caso do Município de Guarantã do Norte - MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Instituto de Geografia, História e Documentação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Editora da UNESP, 2011.

COSTA, Aryana. História local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Dias. (org.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. p. 132-136.

DITZZ, Áquila Jerard Moulin; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. A utilização do aplicativo plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 19, 2017.

GONCALVES, Márcia Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007. p. 175-185.

GUILLEN, Isabel. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 637-660, 2014.

MACÊDO, Muirakytan K. de Macêdo e COSTA, Artur Rodrigues da. (org.). Caicó vai pintar por aí. Caicó: Edição dos autores, 2013.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. Séculos XVIII-XXI. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

ROCHA, Helenice. Uma caixa de História Local nas mãos do professor. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MONTEIRO, Ana Maria; MARTINS, Marcus Bomfim. Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 129-145.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de História local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette; MAGALHÃES, Marcelo. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ. 2007. p. 187-198.

SOUZA, Helga Valéria de Lima; FERREIRA, Emilio Caetano; GOYA, Edna de Jesus. A Cartilha como material didático: conservação do patrimônio artístico cultural. Goiânia, PROGRAD-UFG, 2009.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Bezerra de Azevedo Filho, J., & Salles, A. M. (2021). Conhecendo o nosso passado a partir da história local: Uma aula de campo no projeto “Seridó: nas pegadas da História”. Oficina Do Historiador, 14(1), e39394. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39394

Edição

Seção

Artigos