Chamada para DOSSIÊ: Mídias e História – Primeiro semestre de 2021

2020-09-10

As transformações nas concepções e nos métodos da pesquisa histórica ocorridas na segunda metade do século XX fez com que novas fontes fossem agregadas ao fazer historiográfico. Entre as fontes privilegiadas estão as mídias, tanto escritas quanto audiovisuais.

Percebemos uma considerável diversificação do instrumental teórico metodológico, que vem produzindo novas reflexões sobre o tema, especialmente aquelas que dizem respeito à suas relações com as diferentes formas de poder inicialmente em conformidade com mecanismos hegemônicos de sua produção e sua circulação. Nesse sentido, identifica-se nas pesquisas recentes que as formas de conceber a imprensa ora como “espelho da realidade” e, com isso,   enunciadora de verdades,  ora como simples instrumento de “manipulação de informação”, na defesa de interesses econômicos e políticos exteriores a seu campo de produção, estão sendo preteridas em relação às abordagens que privilegiam uma concepção de mídia como construtora de narrativas, com isso,  portadoras e difusoras de visões de mundo. Salientamos que as novas abordagens têm procurado conceber as mídias como que ocupando uma posição de agente social ativo na delimitação e resolução dos temas politicamente relevantes e, assim, na constituição da memória e identidade dos sujeitos.

Particularmente relevante na conjuntura atual, é imprescindível que a academia promova debates e trocas de saberes sobre o tema, dessa forma, o Dossiê Mídias e História  tem como objetivo congregar investigações que utilizam os meios de comunicação tanto como fonte quanto objeto de estudo, reunindo pesquisas de variados recortes temporais, temáticos e aportes metodológicos que reflitam sobre o papel dessa instituição na sociedade numa perspectiva histórica. Assim pretendemos acolher pesquisas que evidenciem a riqueza do emprego dos meios de comunicação para a compreensão histórica do mundo moderno contemporâneo.

Organizadores/as do Dossiê:

Luis Carlos dos Passos Martins – Dr. em História (PUC-RS). Professor de História na PUCRS.  

Mônica Karawejczyk – Drª em História (UFRGS). Pós-doutoranda na PUC-RS.

Letícia Sabina Wermeier Krilow – Mestra em História (PUC-RS). Doutoranda na PUC-RS.

 

Prazo final de envio: 20 de novembro de 2020.