“Sonny’s Blues”, de James Baldwin, e a literatura como canção urgente para o nosso tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.40623

Palavras-chave:

James Baldwin, Corpo negro, Blues, Literatura afro-americana, Literaturas de língua inglesa

Resumo

O presente artigo discute a encenação da vulnerabilidade da juventude afro-americana no que concerne ao sistema prisional estadunidense, bem como sua política de Guerra às Drogas e segregação habitacional a partir do conto “Sonny’s Blues”, de James Baldwin (1924-1987). Enfatizamos como os jovens negros retratados na narrativa são os mais atingidos pelo estereótipo do criminoso e pela violência policial nos Estados Unidos, o que implica em sua marginalização e patologização. A partir dessa premissa, exploramos as estratégias que o escritor utiliza para sobrepor a vida dos personagens à morte, à violência e à dependência química por meio dos usos do blues, uma vez que a musicalidade no conto se torna um instrumento de liberação do corpo negro da aniquilação física e simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânderson Albino Coswosk, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Alegre, ES, Brasil.

Doutor em Letras/Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Alegre, ES, Brasil.

Maria Aparecida Andrade Salgueiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pós-Doutora UCL, Londres. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras, com atuação no Doutorado e Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa e em Literatura Comparada, trabalhando com Literaturas afro-diaspóricas. Pesquisadora: CNPq; Cientista do Nosso Estado/FAPERJ; Procientista. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq. Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

 

Referências

ALEXANDER, Michelle. A Nova Segregação: racismo e encarceramento em massa. Trad. Pedro Davoglio. São Paulo: Boitempo, [2010] 2017.

BALDWIN, James. The Discovery of What It Means to Be an American. In: BALDWIN, James. Nobody Knows My Name: More Notes of a Native Son. New York: Dell, [1961] 1963, p. 15-21.

BALDWIN, James. The Fire Next Time. New York: Penguin Books, [1963] 1964.

BALDWIN, James. Sonny’s Blues. In: BALDWIN, James. Going to meet the man. New York: Dell Publishing, [1965] 1966, p. 86-122.

BALDWIN, James. No Name in the Street. New York: Dial Press, 1972.

BALDWIN, James. The Uses of The Blues. In: KENAN, Randall (ed.). The Cross of Redemption: Uncollected Writings. New York: Pantheon, [1964] 2010, p. 57-66.

BEARD, Lisa. James Baldwin on Violence and Disavowal. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017, p. 337-360.

BLOOM, Nicholas Dagen. Public Housing That Worked: New York in the Twentieth Century. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2008.

BRAGGS, Rashida K. Sounding Out of Trauma: Baldwin’s words enact racialized violence, making us feel and imagine that pain as we read. In: The Common Reader, St. Louis, 2019. Disponível em: https://commonreader.wustl.edu/c/sounding-out-of-trauma. Acesso em: 20 fev. 2021.

CHAPPLE, Reshawna L. et al. Do #BlackLivesMatter? Implicit Bias, Institutional Racism and Fear of the Black Body. Ralph Bunche Journal of Public Affairs, Houston, v. 6, p. 3-12, 2017.

COATES, Ta-Nehisi. Between the World and Me. New York: Spigel & Grau, 2015.

CURRY, Tommy J. The Man-not: Race, Class, Genre, and the Dilemmas of Black Manhood. Philadelphia: Temple University Press, 2017.

DAVIS, Angela. Blues Legacies and Black Feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith, and Billie Holiday. New York: Pantheon Books, 1998.

DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução de Marina Vargas. Rio de Janeiro: Difel, [2003] 2018a.

DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, [2015] 2018b.

FRANCIS, Conseula. The Critical Reception of “Sonny’s Blues”. In: FRANCIS, Conseula. The Critical Reception of James Baldwin – 1963-2010: “An Honest Man and A Good Writer”. Rochester; New York: Camden House, 2014, p. 81-96.

GLAUDE, Eddie S., Jr. James Baldwin and Black Lives Matter. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017, p. 361-372.

HINTON, Elizabeth; COOK, DeAnza. The Mass Criminalization of Black Americans: A Historical Overview. Annual Review of Criminology, San Mateo, v. 4, 2021, p. 261-286.https://doi.org/10.1146/annurev-criminol-060520-033306

KUN, Josh. Life According to the Beat. In: KUN, Josh. Audiotopia: Music, Race, and America. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 2005. p. 86-112.

McWILLIAMS, Susan. Introduction. In: McWILLIAMS, Susan (ed.). A Political Companion to James Baldwin. Lexington, Kentucky: The University Press of Kentucky, 2017. p. 1-16.

PAVLIĆ, Ed. “But Amen is the Price:” James Baldwin and Ray Charles in “The Hallelujah Chorus”. James Baldwin Review, Manchester, v. 1, n. 1, p. 10-40, 2015. https://doi.org/10.7227/JBR.1.2

RETURN OF THE PROPHET: Baldwin in the 21st Century. [Locução de]: Christopher Lydon, James Baldwin, Raoul

Peck, Teju Cole, Cornel West e Ed Pavlić: [S. l.]: Open Source, mai. 2017. Podcast. Disponível em: https://radioopensource.org/return-prophet-baldwin-21st-century/#. Acesso em: 20 fev. 2021.

ROSICH, Katherine J. Race, Ethnicity, and the Criminal Justice System. American Sociological Association, Washington, DC, p. 1-32, 2007.

TERKEL, Studs. An Interview with James Baldwin. In: BALDWIN, James. James Baldwin: The Last Interview and Other Conversations. Contributions by Quincy Troupe et al. Brooklyn; London: Melville House, [1961] 2014. p. 1-34.

WALSH, Melanie. Tweets of a Native Son: The Quotation and Recirculation of James Baldwin from Black Power to #BlackLivesMatter. American Quarterly, Baltimore, v. 70, n. 3, p. 531-559, 2018. https://doi.org/10.1353/aq.2018.0034

ZABOROWSKA, Magdalena J. Me and My House: James Baldwin’s Last Decade in France. Durham: Duke University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Coswosk, J. A., & Salgueiro, M. A. A. (2022). “Sonny’s Blues”, de James Baldwin, e a literatura como canção urgente para o nosso tempo. Letrônica, 15(1), e40623. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.40623

Edição

Seção

James Baldwin, na era de vidas pretas importam